Escola da rede estadual cria rodízio de livros para incentivar leitura entre as crianças

Iniciativa faz parte da preparação dos alunos para a Olimpíada de Língua portuguesa

Escola da rede estadual cria rodízio de livros para incentivar leitura entre as crianças

Iniciativa faz parte da preparação dos alunos para a Olimpíada de Língua portuguesa

Por Assessoria da Seduc | Edição do dia 28 de junho de 2021
Categoria: Educação | Tags: ,,,,


Com os livros e muita imaginação, a infância pode ser uma vivência de grandes aventuras, desenvolvimento e aprendizados. Reconhecendo a importância do hábito de leitura, a Secretaria da Educação (Seduc) investe em ações que tenham como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes aos livros, principalmente entre as séries iniciais.

Uma das iniciativas inovadoras de introduzir essa prática, mesmo em momentos de aula remota,  partiu da escola Estadual Maria Rosália Ambrózzio, localizada no  Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Com o desafio de preparar os alunos para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a professora do 5º ano, Vânia Ferreira, criou o projeto Prazer em Ler,  voltado para crianças de 7 a 11 anos onde, por meio dos livros, ela apresenta a estrutura da poesia e utiliza a leitura para ampliar o vocabulário de seus alunos, auxiliando-os na construção do texto.

“Quando inscrevi meus alunos na Olimpíada eu precisava criar uma forma de prepará-los. Além dos conteúdos já dados em sala de aula, criei um roteiro para incluir os livros nos assuntos das aulas remotas. Cada mês é um tema novo, eles fazem um rodízio de livro, e ganham uma espécie de “passaporte” para uma nova viagem todo o mês”, ressalta a professora Vânia.

Esta é a segunda vez que a professora participa da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que tem a categoria poema como gênero textual escolhido para estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Após os alunos realizarem a leitura, o trabalho com o livro continua através de questionários e atividades relacionadas para que as crianças possam fixar a mensagem do livro. As atividades são alinhadas com o roteiro para complementar o conteúdo das aulas.

A iniciativa inovadora chamou a atenção da equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa, que convidou Vânia Ferreira para contar sobre seu projeto de preparação para a equipe organizadora.

“Acredito que a educação move o mundo e a leitura impulsiona isso. Ensinar uma criança a ler é algo muito gratificante. Esse projeto significa vencer uma barreira, meus alunos me ajudam e me incentivaram a nunca desistir dessa causa, eles são o futuro”, explica Vânia.

Trajetória

Professora da rede estadual há sete anos, Vânia dedicou grande parte da sua vida à educação. De forma inspiradora, ela acredita que só através de um ensino de qualidade é possível mudar o mundo, e garante que esse é só um dos vários projetos que ela pretende colocar em prática.

Nascida em Viçosa, interior do estado, e com sete irmãos, ela conta ter lutado muito para conseguir estudar. Atualmente, Vânia está prestes a concluir seu mestrado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Educação.

“Onde estou é fruto de muita leitura. Incentivo meus alunos a darem o primeiro passo. Ler é uma chave que abre muitas portas lá na frente. Não vou parar de investir nisso, pretendo escrever livros e criar mais projetos como esse”, ressalta.

Projeto “Pegue e Leve”

No mês de junho, a ação ganhou um formato novo com a leitura “Pegue e Leve”. A escola  aproveitou o final do bimestre para reunir a entrega das atividades junto ao recesso junino. Os alunos puderam rever as professoras, seguindo todos os protocolos de distanciamento social, e ter acesso ao próximo livro a ser trabalhado. A ideia é que os alunos permaneçam com o livro por duas semanas, quando deve ocorrer uma nova troca.

 

A  iniciativa da professora Vânia foi tão bem recepcionada que o projeto se estendeu para as séries menores: agora todos os alunos da escola Ambrózzio recebem um passaporte mensal para uma nova aventura sem sair de casa, tudo isso graças a um livro.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados