Equipe do Ministério da Saúde faz estudo sobre Covid-19 nesta terça (31)

Nova etapa da PrevCov terá coleta de informações e de amostras de sangue de pessoas pré-selecionadas

Equipe do Ministério da Saúde faz estudo sobre Covid-19 nesta terça (31)

Nova etapa da PrevCov terá coleta de informações e de amostras de sangue de pessoas pré-selecionadas

Por Assessoria | Edição do dia 31 de agosto de 2021
Categoria: Coronavírus, Maceió, Saúde | Tags: ,,


Equipes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCOV), do Ministério da Saúde, estarão nesta terça-feira (31) na Ponta Verde, a partir das 9h, onde darão sequência ao trabalho. O estudo soroepidemiológico está sendo realizado pelo ministério para esclarecer aspectos que ainda não foram explicados sobre a doença, a partir da população afetada e dos diferentes recortes geográficos do país.

Equipe da PrevCov atua com este uniforme. (Foto: Ascom SMS)

“Estamos assegurando o respaldo necessário à equipe do Ministério da Saúde dentro do nosso território, para que a população entenda e se sinta segura em participar efetivamente do estudo, que vai ampliar os conhecimentos sobre a doença e aprimorar as ações relacionadas ao controle e prevenção sobre ela no país”, afirmou a diretora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

A PrevCov é considerada uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 no mundo e conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estudo teve início em maio de 2020 e foi feito por meio de entrevistas por telefone com indivíduos selecionados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-19/IBGE.

Nesta etapa da pesquisa, equipes de campo farão coleta de dados e de amostras de material biológico (sangue) junto aos indivíduos selecionados, em seus domicílios.

De acordo com Neyla Menezes, apoiadora do Programa Vigiar SUS, em Alagoas, o PrevCov é desenvolvido em Maceió e em outros sete municípios da Região Metropolitana – Barra de São Miguel, Satuba, Rio Largo, Paripueira, Pilar, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Ao todo, serão visitados 1.126 domicílios na Capital, com a previsão de um total de 3.827 pessoas entrevistadas.

“Buscamos entender, entre outras coisas, como o vírus se comporta e se a doença se desenvolveu de forma diferente em cada região do país. Mas lembramos que, embora a participação no estudo seja voluntária, é uma oportunidade única de contribuir com a ciência, e os selecionados terão acesso ao resultado do exame e às conclusões da pesquisa”, reforçou a apoiadora do MS.
Ela reforça ainda que a equipe de campo será facilmente reconhecida pela população, pois estará identificada com camisa e boné com a logomarca do estudo, além de crachá.

De acordo com o cronograma de atividades, a PrevCov será realizada em Alagoas até 08 de setembro. Nesta terça-feira (31), os pesquisadores irão a 31 domicílios no bairro de Ponta Verde.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados