Bom Dia!, Segunda-Feira - 17 de Junho de 2019

 

Equipamentos para promoção da cidadania atendem mais de 64 mil pessoas

Agência Alagoas / 9:50 - 27/12/2018

Casa de Direitos e Casa da Cidadania são ferramentas da Seprev para aproximar população de seus direitos


Na busca pela redução dos indíces de criminalidade em Alagoas, o Governo do Estado adotou diversas estratégias de prevenção à violência, dentre elas a promoção da cidadania e da justiça. Desde 2015, dois dos equipamentos que desenvolvem esse tipo de atividade, a Casa de Direitos, no Jacintinho, e a Casa da Cidadania, no Benedito Bentes, atenderam mais de 64 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Os dois equipamentos, coordenados pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), vêm atuando com a aproximação da população das localidades onde estão instalados. Durante os últimos anos, desenvolveram um cronograma de atuação em mediação de conflitos, atendimento jurídico psicossocial, informações acerca dos direitos, atividades com as crianças da comunidade, realização de oficinas e capacitações produtivas.

Eventos movimentam e aproximam a população dos equipamentos de cidadania (Fotos: Vítor Beltrão)

Foram atendidas 30.693 pessoas na Casa de Direitos, no Jacintinho, e 34.127 na Casa da Cidadania, no conjunto Carminha, localizado no bairro Benedito Bentes.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o intuito é promover a inclusão social dos moradores das duas regiões das mais vulneráveis socialmente e contribuir para a redução da violência em todo o estado. “Ficamos muito entusiasmados com os resultados que as duas Casas estão dando para Alagoas. Desta forma, estamos contribuindo e muito sobretudo com a promoção da cidadania para quem mais precisa”, enfatizou.

Na Casa de Direitos ainda funcionam atendimentos das Defensorias Públicas do Estado e da União, Tribunal de Justiça, Instituto de Identificação e outros. Os interessados podem ir direto nas duas casas e solicitar atendimento em um dos órgãos.


Comentar usando