Equatorial alerta para os riscos de ligações clandestinas em casa

Popularmente conhecida como ‘gato’, a ligação pode gerar até mesmo incêndios

Por | Edição do dia 10 de agosto de 2020


Rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios, esses são alguns dos riscos das ligações clandestinas de energia, o popular “gato”. O alerta é da Equatorial Energia Alagoas, que chama atenção dos alagoanos sobre os perigos das ligações irregulares na rede elétrica. É preciso ter muito cuidado, especialmente em como é feita a ligação no imóvel.

“Infelizmente temos visto notícias frequentes de acidentes de populares, ao tentar fazer esse tipo de ligação, proibida pela empresa. Normalmente, quem pratica esse ato não tem conhecimento sobre eletricidade e nem utiliza os equipamentos de proteção necessários para trabalhar com a rede energizada. As emendas realizadas podem romper, levando a quedas de cabos, expondo assim a própria pessoa e pessoas que passam pelo local. Os acidentes chegam a ser fatais”, explicou o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente.

Desde junho, a companhia está com uma campanha de segurança que tem como slogan “Nossa maior ligação é com a sua segurança, é com a sua vida”, com o objetivo de chamar atenção para os riscos que envolvem a manipulação da energia elétrica no dia a dia. As divulgações são feitas em diversos meios de comunicação.

O executivo ainda reforça que as ligações irregulares comprometem a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região. A população também pode sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia, com o elevado número de gatos.

As pessoas que precisarem de uma ligação de energia, devem formalizar o pedido para a Equatorial. “As redes elétricas também são dimensionadas para atender um determinado número de clientes e quando necessário são programadas readequações para fornecer energia às novas unidades. Então, fazemos o apelo para quem estiver em situação irregular, que entre em contato com a empresa pelo e-mail al-comercial@equatorialenergia.com.br para solicitar o pedido de ligação de energia.”

A Equatorial orienta que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além manter a distância e ligar para a emergência, é preciso acionar a Equatorial através do telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

O furto de energia é crime, com pena prevista de até quatro anos de prisão. As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas na Central de Atendimento da Equatorial através do telefone 0800 082 0196 ou no site www.equatorialalagoas.com.br. Não há necessidade de se identificar. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados