Em Um Certo Alguém, a diretora da Biblioteca Mário de Andrade, Josélia Aguiar, diz ter saudade do entardecer no mar de sua infância

Na coluna semanal que traz entrevistas promovidas pelo Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, a jornalista e curadora responde a perguntas rápidas e dinâmicas, que revelam quem ela é, o que tem pensado nos últimos tempos e onde estão situados os seus desejos e saudades

Por Assessoria | Edição do dia 3 de setembro de 2020
Categoria: Cultura


A próxima edição da coluna Um Certo Alguém, a serpublicada no dia 3 de setembro no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, tem como convidada a jornalista, curadora e atual dirigente da Biblioteca Mário de Andrade, Josélia Aguiar. O objetivo da série é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura, semanalmente, para criar um material curto e de rápido consumo. Os participantes respondem quatro perguntas fixas sobre o passado, presente e futuro, abordando um ponto de vista pessoal, e sobre como se auto identificam.

Josélia se descreve como alguém capaz de passar horas vendo o mar e diz ser a primeira infância vivida em Salvador (BA) a sua maior saudade, quando sua mãe a carregava até a janela para verem o entardecer no horizonte. “O futuro era imenso”, afirma. Deve ser por isso que hoje em dia ela deseje cada vez mais estar em contato com a natureza. “Vou dar um milhão de jeitos de conseguir isso.” Ao imaginar o futuro, pensa em um amanhã com menos desigualdade.

Diretora da Biblioteca Mário de Andrade, Josélia escreveu a biografia de Jorge Amado, que demorou quase oito anos para ficar pronta e com a qual venceu o Prêmio Jabuti 2019. Ela também é doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou na Folha de S.Paulo e foi curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip) nas edições de 2017 e 2018.

IC virtual

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém:

Tom Zé:https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/tom-ze-um-certo-alguem

Natalia Borges Polesso: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem

Elza Soares: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem

Letrux:https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/letrux-um-certo-alguem

Valéria Barcellos: https://www.itaucultural.org.br/valeria-barcellos-certo-alguem

Bruna Valença: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/bruna-valenca-certo-alguem

Jarid Arraes: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/jarid-arraes-certo-alguem

Micaela Cyrino: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/micaela-cyrino-certo-alguem

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados