Em tempos de dinheiro curto, universidades oferecem serviços de graça

Atendimento de saúde, odontológico, psicológico e até jurídico totalmente sem custos

Em tempos de dinheiro curto, universidades oferecem serviços de graça

Atendimento de saúde, odontológico, psicológico e até jurídico totalmente sem custos

Por | Edição do dia 8 de junho de 2016
Categoria: Blog, Economia, Notícias | Tags: ,,,,


Atendimento odontológico da Ufal (Foto: site Ufal)

Atendimento odontológico da Ufal (Foto: site Ufal)

Atendimento de saúde, odontológico, psicológico e até jurídico totalmente sem custos. Serviços ao público são oferecidos de forma gratuita por universidades em Maceió, porém tais possibilidades não chegam ao conhecimento da população, a maioria desconhece.  Além de atender à comunidade, ainda proporciona aos estudantes experiência para o mercado, sob supervisão dos professores

Tanto as universidades públicas quanto privadas oferecem os atendimentos – para a sua própria comunidade acadêmica, moradores da região do campus ou para o público em geral, de crianças a idosos.

A equipe do O Dia Mais entrou em contato com vários centros de ensino, no entanto apenas a Universidade Tiradentes (Unit) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) responderam nosso levantamento.

Veja abaixo os serviços oferecidos e como eles funcionam:

UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT) 

Na Unit, os atendimentos são através das clínicas de fisioterapia, psicologia, odontologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas.  Para se inscrever, basta preencher uma ficha cadastral e se deslocar para a recepção das clínicas nos horários de funcionamento. Todos os serviços podem ser utilizados pela comunidade interna e externa.

Clínica de Fisioterapia – As áreas de atendimento incluem: Fisioterapia em Neurologia, Ortopedia e traumatologia, Cardiorrespiratória, Pediatria, Ginecologia e obstetrícia, Reumatologia, e Geriatria. A clínica de fisioterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. 

Clínica de Psicologia – são quatro tipos de atendimento ofertados: plantão psicológico, atendimento psicoterapêutico e grupo operativo.

  • Plantão psicológico: os atendimentos são feitos por 15 alunos, durante três horários. Os atendimentos seguem orientação Fenomenológica-Existencial da ACP (Abordagem Centrada na Pessoa); vão de uma a quatro sessões e, dependendo do caso, há o encaminhamento para a psicoterapia de longo prazo;
  • Atendimento psicoterapêutico: tem como objetivo é criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma;
  • Grupo Operativo: é uma técnica de trabalho coletivo, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem realizando a educação para a saúde, ampliando a participação da população no tratamento e na conscientização dos cuidados emocionais.

Clinica de Odontologia – realiza atendimentos como restauração, exodontia, endodontia, próteses, odontopediatria, profilaxia.

Atendimento jurídico – é realizado através do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit. Para ter acesso ao atendimento, basta se dirigir até o local, que fica localizado do campus da universidade. Endereço: Av. Gustavo Paiva, bairro de Cruz das Almas.

Atendimento jurídico gratuito (Foto: site Unit)

Atendimento jurídico gratuito (Foto: site Unit)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) 

A Ufal oferece uma vasta área de atendimentos, realizados até por universitários em níveis mais avançados de graduação, no caso dos acadêmicos de Medicina.

Todos os serviços estão descritos na Carta de Serviços ao Cidadão, um documento que reúne as ações voltadas para servidores, professores, alunos e comunidades. O documento na íntegra pode ser conferido aqui.

Trabalho de Nutrição com crianças do NDI (Foto: site Ufal)

Trabalho de Nutrição com crianças do NDI (Foto: site Ufal)

A equipe do O Dia Mais separou os principais serviços ofertados ao público, descritos abaixo. 

Nutrição – No Centro de Reabilitação e Educação Nutricional (Cren), no bairro do Dênisson Menezes, são atendidas cerca de 600 crianças em situação de desnutrição leve, moderada ou grave; obesas; além de orientação para pais e mães. Já no ambulatório da Faculdade de Nutrição são atendidos idosos credenciados pelo curso de Educação Física.

Atendimento pedagógico – O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) oferece creche para crianças da comunidade externa e interna da Ufal. São atendidas cerca de 50 crianças cadastradas pela Secretaria Municipal de Educação.

Psicologia – o Serviço de Psicologia aplicada (SPA) oferece atendimentos clínicos de acolhimento e acompanhamento psicoterapêutico para crianças, adolescentes e adultos. Cerca de 80 pessoas são atendidas por semana, de segunda sexta, das 8h às 17h. Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade recebem acompanhamento psicológico.

Saiba mais: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ip/extensao/servico-de-psicologia-aplicada-spa

Atendimento médico – o atendimento é feito através das Ligas Acadêmicas de Medicina, que reúnem universitários e professores. Entre as várias especialidades, estão: cirurgia plástica, atendimento emergencial e UTI, atenção primária em saúde, clínica cirúrgica, cirurgia geral, clínica médica, atendimento cardiovascular, dermatologia, gastroenterologia, neurologia e psiquiatria, oncologia, pediatria, radiologias e diagnóstico por imagem, nefrologia e hipertensão, urologia e endocrinologia e metabologia. Para mais informações: (82) 3214-1079.

Atendimento odontológico – estudantes sob supervisão de professores da Faculdade de Odontologia (Foufal) realizam os atendimentos. Informações em 3214-1861.

Atendimento jurídico – é realizado pelo Escritório Modelo da Faculdade de Direito, dentro do próprio campus A. C. Simões, no Tabuleiro. Mais informações pelo telefone 3214-1805.

 

*com supervisão da editoria

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados