Em busca de parcerias, Militares do Batalhão de Polícia Ambiental se reúnem com o reitor da Ufal

Em busca de parcerias, Militares do Batalhão de Polícia Ambiental se reúnem com o reitor da Ufal

Por Assessoria | Edição do dia 19 de outubro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


Ascom Ufal

Integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), entre eles o seu comandante, tenente-coronel Alexandre Saraiva, realizaram uma visita ao reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo. O encontro que ocorreu no Gabinete da Reitoria, no Campus AC. Simões, na parte alta de Maceió, na última sexta-feira (16), foi acompanhado pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PTC) e teve como objetivo debater propostas de parcerias. a reunião foram apresentadas demandas da unidade militar relacionadas ao aperfeiçoamento do efetivo.

“Grata surpresa receber a todos. É uma satisfação poder corresponder à confiança depositada na Ufal e a busca espontânea que precede nossa universidade pública. Temos expertise em áreas afins, que envolvem desde fauna, flora e recursos, e que estão no dia a dia do Batalhão. Esta é a primeira visita de outras mais para futuras parcerias a serem firmadas e, agora, inicialmente, prevemos cursos de curta duração e oficinas”, disse Tonholo.

Como pontuaram o parlamentar e o tenente-coronel Saraiva, além dos demais policiais do BPA, a agenda surgiu da necessidade de melhor qualificar o efetivo e de uma formação para o Batalhão fortalecendo o trabalho da polícia ambiental. “São atividades específicas no trabalho cotidiano dos policiais que podem ter dispensa de análises laboratoriais imediatas, de apoio ao trabalho de campo que envolva fauna e flora, além de reforço para educação ambiental”, comentou o tenente-coronel.

De acordo com o deputado Cabo Bebeto, a capacitação é uma forma de curto e médio prazos para melhorar o serviço para população e, sobretudo, estimular a formação continuada dos policiais. “Qualificação incentiva e melhora o trabalho, mas a capacitação ganha força quando se renova o conhecimento prático e essa a principal força de transformação que vimos é possível estreitar com o corpo técnico da Universidade”, disse o parlamentar.

Presente na ocasião, o professor Emerson Soares, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), acrescentou ser uma oportunidade para realização futura de oficinas temáticas com diferentes pesquisadores que possam se interessar pela causa.

Ao final, o reitor Josealdo Tonholo reafirmou o compromisso da Ufal em iniciar um diálogo interno na Universidade para apresentar as demandas expostas e, tão logo aderidas pelos pesquisadores, será elaborado o termo de compromisso para celebrar a parceria entre Ufal e Batalhão Ambiental.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados