Bom Dia!, Sábado - 20 de Abril de 2019

 

Educação Superior com SWISS QUALITY

Alyshia Gomes / 11:50 - 17/03/2019

Suíça é reconhecida como centro de excelência para ensino-pesquisa e oferta programas de pós-graduação em inglês, alemão, francês e italiano


Percebi, recentemente, que já escrevo sobre Educação Internacional há um bom tempo e nunca dediquei este espaço para o país que me acolheu como estudante de mestrado: a Suíça. Pois é, tive a oportunidade de fazer meu mestrado na Confederação Helvética, onde fui bolsista do governo e onde vivenciei anos intensos e maravilhosos de aprendizagem.

Sempre digo que tenho tantas histórias para contar, que daria para escrever um livro. Claro que este não é o momento no qual me dedicarei à estas narrativas, mas não nego que escrever sobre o tema me faz revivê-las saudosamente.

Portadora do título de “jardim da Europa”, a Suíça é mundialmente conhecida pela qualidade de vida que a faz estar sempre na lista dos melhores lugares para  morar. O que já garante que, nas horas vagas, você terá uma excelente variedade de programas interessantes e seguros que permitirão conhecer o local. As Universidades sempre organizam atividades para estudantes internacionais. Busque ficar informado sobre a programação e não perca a oportunidade.

A Suíça também é reconhecida como um centro de excelência para  ensino e pesquisa nas principais Instituições de Ensino Superior, que são classificadas em três grupos: (a) universidades de pesquisa, (b) universidades profissionalmente orientadas de ciências aplicadas e © universidades de formação de professores.

As universidades cantonais e os institutos federais de tecnologia estão incluídos no grupo de universidades de pesquisa. Eles oferecem programas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) para um público com interesse puramente acadêmico. Se o interesse é buscar uma oportunidade mais orientada para critérios profissionais, especialmente na área de negócios e na indústria, as universidades de ciências aplicadas podem ser boas opções. Em todas, a busca da famosa “Swiss Quality” é continuamente buscada, e alcançada. A prova é a classificação de algumas IES nos rankings elaborados pela “The Times Higher Education World University”, “QS World University Rankings” e “Academic Ranking of World Universities”, sempre entre as 200 melhores do mundo. Acompanhe o quadro abaixo para ter uma ideia.

UNIVERSITY

 THE 2019                          QS 2019                         ARWU 2018                      

 ETH ZURICH                                                                           

11                               7                              19                               
 EPFL 35 22 81
 UNIVERSITY OF ZURICH 90 78 54
 UNIVERSITY OF BASEL 103 160 96
 UNIVERSITY OF BERN 110 139 101-150
 UNIVERSITY OF LAUSANNE 176 149

101-150

A forte tradição deste país para atrair estudantes e professores estrangeiros é potencializada pelo grande número de programas de pós-graduação ministrados em língua inglesa, além dos programas nos idiomas oficiais do país (alemão, francês e italiano).

Acho que, para um início, dá para se ter uma ideia do quão esta experiência me marcou, não é? Fica a sugestão. Caso você esteja pensando em buscar uma oportunidade acadêmica no exterior, inclua a Suíça no teu rol de possíveis destinos. Voltarei ao tema em comentários próximos. 

INFORMAÇÕES COMO ESTAS E MUITO MAIS VOCÊ ENCONTRA NA COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA”, EM O DIA ALAGOAS, JÁ NAS BANCAS!

 

Alyshia Gomes

 

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização.
Entre em contato: alyshiagomes.ri@gmail.com

Comentar usando