Educação anuncia contratação de psicólogas para atuar nas escolas

Edital será lançado nos próximos dias e contemplará também assistentes sociais que trabalharão no apoio emocional na comunidade escolar

Educação anuncia contratação de psicólogas para atuar nas escolas

Edital será lançado nos próximos dias e contemplará também assistentes sociais que trabalharão no apoio emocional na comunidade escolar

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 28 de abril de 2022
Categoria: Educação | Tags: ,,,,,,


No Dia Mundial da Educação, que é celebrado nesta quinta-feira (28), a  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá mais um passo para o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem. Durante evento promovido pelo Movimento Avança Mais (Mov-A+) na manhã desta quinta-feira (28), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o secretário de Estado interino da pasta, José Márcio de Oliveira, anunciou que será realizado Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas da rede estadual. A ideia é que estes profissionais trabalhem em diversas frentes de combate ao adoecimento emocional e promoção da qualidade de vida no ambiente escolar.

A medida também visa atender à meta 4 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estabelece a “criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores da educação básica com os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas zonas urbanas e no campo”.

Estes profissionais farão parte de núcleos de apoio psicológicos presentes em todas as Gerências Regionais de Educação (Geres) e atuarão diretamente junto às escolas em ações de apoio, escuta e enfrentamento ao adoecimento emocional.

“Com o retorno das atividades presenciais, estamos sentindo os efeitos destes dois anos de pandemia na educação. São angústias que estão sendo vividas em sala de aula e, nesse momento, mais do que nunca, a escola precisa ser uma referência não só para a aprendizagem, mas também nos cuidados emocionais. Essa equipe de psicólogos vai atuar nas escolas em um grande programa de escuta e amparo para a superação das angústias emocionais, apoiando não só os estudantes, mas também os servidores. Nossa estimativa é que, em um prazo de 30 a 35 dias, este processo seletivo já tenha sido concluído e os profissionais já comecem a trabalhar junto às escolas”, informou José Márcio, adiantando que, nos próximos dias, será publicado o edital do PSS.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados