Edital aberto para intercâmbio nos EUA para estudantes da rede pública

Edital aberto para intercâmbio nos EUA para estudantes da rede pública

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 8 de fevereiro de 2021
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,


Boa notícia para alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino: estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021. Sempre faço questão de publicar informações sobre esta excelente oportunidade que já beneficiou tantos jovens brasileiros.

É bem verdade que a pandemia fez com que os organizadores adaptassem o programa para as novas e as possíveis condições de segurança sanitária. Por isso, o edital traz a seguinte nota de esclarecimento: “uma vez que o mundo continua em alerta e com muitas restrições devido à pandemia do covid-19, caso não seja possível realizarmos o intercâmbio nos estados unidos em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador”. Além disso, excepcionalmente em 2021, a realização do intercâmbio nos EUA foi alterada para o mês de para julho.

Para os que ainda não conhecem o programa, o edital o apresenta como “uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norteamericano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.”

Segundo o edital, a viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA terá como primeiro destino a capital dos EUA (Washington, D.C.). Posteriormente eles serão divididos em grupos e embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Relembro, no entanto, a possibilidade de mudança de programação para atividades virtuais, tendo em vista a pandemia.

Se você tem entre 15 e 18 anos e é aluno da rede pública de ensino médio, vale a pena conhecer mais o programa e iniciar a candidatura. Mas se você é professor ou tem alguma ligação com a Secretaria de Educação de algum município ou do estado, aqui está uma oportunidade de trabalhar na internacionalização. Que tal divulgar? 

Relembro que iniciei o blog “Estudar Lá Fora” conversando com Beatriz César, JE 2018 participante pela Escola Estadual Costa Rego (Arapiraca). 2019 foi a vez de Beatriz Fidelis Paulino, estudante da Escola Estadual Carlos Gomes de Barros (União dos Palmares). Mas estes não foram os únicos nomes de escolas alagoanas e nordestinas selecionados para o programa desde o seu início;  o que me motiva enormemente para a divulgação do programa. Já estou na expectativa de saber os nomes dos selecionados para 2021.

Interessados deverão preencher o pré-cadastro online via Facebook, ou pelo link do programa até o dia 7 de março.  Conheça os detalhes do programa lendo a convocatória.

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS  E OPORTUNIDADES LIGADAS À EDUCAÇÃO INTERNACIONAL NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.

 

*** Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados