Direito e Arte: evento promove debate crítico através de revista em quadrinhos

Por | Edição do dia 25 de fevereiro de 2016
Categoria: Artigos, Educação, Notícias | Tags: ,,,


12743782_1113459292018749_6915428668926012476_n

Evento utiliza revista em quadrinhos para debate crítico (Foto: divulgação)

Provocação do pensamento crítico através de manifestação artística. Esse é o principal objetivo do projeto “Direito e Arte”, que acontece neste sábado (27), a partir das 9h30 no Centro Universitário Tiradentes (Unit), proporcionando um debate com o texto de uma revista em quadrinhos da Editora Marvel, do X-Men. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do sistema Magister (para estudantes da Unit) ou na hora (lista geral para demais interessados).

O evento tem um formato de “café filosófico”, de cordo com a assessoria de comunicação da Unit. “Nossos debatedores convidados apresentam suas ideias com relação à arte apresentada e ao tema proposto. Aqui, os alunos são os principais criadores de conhecimento, são o foco e os autores do evento”, diz a apresentação. Além disso, há uma proposta de quebrar a forma passiva de pensar filmes, ampliando as referências artístico-cultural.

Para promover o debate, foram convidados os professores André Sampaio e Diego de Freitas, este último doutor em Ciência Política. Freitas acredita que a proposta do projeto se torna interessante a partir do momento que situa o Direito, como Ciência Social Aplicável, num espaço de diálogo que transita no cinema, música, literatura e histórias em quadrinhos. Sua participação reflete num tema importante para a sociedade.

“Vou falar sobre a ideia por trás dos X-Men, ideia esta que trata de um tema caro ao campo da Ciência Política e do Direito: como construir mecanismos institucionais de proteção às minorias?”, explica o professor.

Ele revela que hoje há muita informação no mundo, mas não necessariamente conhecimento. Uma revista em quadrinhos é um veículo fundamental para que o público possa pensar e questionar a realidade, algo que as revistas dos X-Men trazem desde suas primeiras publicações, desde a década de 1960.

“Acho que acima de tudo o debate vai dar oportunidade para falar sobre um tema sério, como direito de minorias e os mecanismos políticos e institucionais de proteção a elas, de maneira mais leve, utilizando uma das mais clássicas histórias em quadrinhos do gênero de super-herói”, acrescenta.

O Curso de Direito da Unit promove esse evento mensalmente para debater as relações entre Direito e Arte, com o objetivo de tornar o momento mais “cool” com as formas de conhecimento típicas dos jovens.

O debate será realizado no Auditório I (Bloco c), com certificado de 4 horas. Para a inscrição social, é necessário doar 1 quilo de alimento não perecível.

*Com supervisão da editoria.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados