Boa Noite!, Sexta-Feira - 6 de Dezembro de 2019

 

Diplomacia do conhecimento e mundo digital: qual o papel da universidade?

Alyshia Gomes / 1:50 - 16/12/2018

Conferência organizada pelo British Council para especialistas em educação internacional acontecerá em Berlim


Semana passada, meu comentário teve objetivo de motivar a participação em alguns eventos internacionais. Vou manter a mesma direção para esta semana. O acontecimento da vez será o Going Global 2019,  concebido para servir como um local/momento no qual líderes em educação internacional poderão debater o futuro do ensino superior.

Segundo o site do evento “o mundo digital transforma nossa sociedade e traz imensas oportunidades e riscos significativos. Novas tecnologias e plataformas estão revolucionando a forma como o conhecimento é produzido, acessado e usado globalmente. Soluções para muitos dos maiores desafios do mundo estão cada vez mais ao alcance. A velocidade e a escala da mudança também estão afetando os mercados de trabalho e os modelos de negócios, mudando radicalmente a natureza dos empregos e as habilidades necessárias. Enquanto as tecnologias estão criando enormes oportunidades e riqueza para alguns, muitos ainda permanecem excluídos, aprofundando a desigualdade e polarizando as sociedades”.  

A Going Global irá debater o papel do ensino superior internacional neste novo paradigma, focalizando sua atuação em quatro papéis: (1) produtor de conhecimento global, (2) desenvolvedor de habilidades de alto nível, (3) âncora da sociedade global e provedor de soluções e (4) líder e parceiro em um mundo futuro.

Esta não é a primeira edição do encontro. Seu formato foi sendo remodelado e, desde 2004, a Going Global  deixou de ser um evento bienal no Reino Unido e passou a ser anual, alternando sua sede entre cidades no Reino Unido e as principais cidades internacionais. Em 2019 será a vez de Berlim (Alemanha) receber a conferência, que consistirá em uma série de sessões colaborativas concentradas nos temas escolhidos e organizada de forma a (a) fornecer uma plataforma única para compartilhamento de conhecimento, (b) conectar agendas locais, nacionais, regionais e globais, (c) fornecer uma rede global para formuladores de políticas e profissionais que trabalham no campo da educação internacional e (d) apoiar a liderança global do pensamento.

A conferência ocorrerá nos próximos dias 13 a 15 de maio no Berlim Congress Center. Você pode conferir todas as informações no site do evento .  Eu vou ficando por aqui com o comentário, mas você pode continuar a leitura e ficar informado sobre as dicas de bolsas de estudos internacionais que foram publicadas no jornal “O Dia Alagoas”. Se quiser participar desta coluna com comentários, informações, sugestões ou perguntas, envie um e-mail para alyshiagomes.ri@gmail.com. Até a próxima!


Comentar usando