Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

Atividades em comemoração à criatividade e inovação serão desenvolvidas online nos dias 21 e 22 de abril

Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

Atividades em comemoração à criatividade e inovação serão desenvolvidas online nos dias 21 e 22 de abril

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 21 de abril de 2020


Hoje é o dia em que se comemora a criatividade e a inovação. A celebração desta data começou há pouco tempo, quando uma canadense chamada Marci Segal observou uma manchete no jornal National Post sobre uma possível crise de criatividade em seu país. 

Como especialista no assunto pelo Center for Studies in Creativity na State University of New York College at Buffalo, ela decidiu não ficar parada e iniciou esta celebração com o objetivo de encorajar a população a usar novas ideias, tomar decisões diferentes e ativar o pensamento criativo. Para a canadense, criatividade “é a energia que está em nós, que se expressa através da comunicação e que se articula com a nossa inteligência emocional.” 

A celebração, que antes era feita em maio, foi inserida no calendário das nações Unidas.  A Organização optou pelo dia 21 de abril como data oficial e deu ênfase ao  uso da criatividade como ferramenta humana na solução de problemas, inclusive os globais, especialmente para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável firmados em 2015.

Criatividade não faltou para manter a  celebração este ano.  Mais de 900 atividades online estão sendo desenvolvidas a partir de hoje (21) até amanhã (22). Você pode visitar o site do WCD e acompanhar tudo de perto. Virtualmente, é claro!

O Escritório da Organização das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) também está participando, e lançou, hoje (21), uma plataforma para mapear ações de organizações voltadas à prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus

O objetivo é identificar as ações inovadoras  de empresas, ONGs, associações e coletivos e que possam contar com apoiadores, desde que tenham intuito de combater a pandemia em temas como saúde, infraestrutura em saúde, inclusão social, geração de renda e apoio a indivíduos e famílias.

Como bem fala Segal, “é justamente no período de crise que as pessoas usam uma habilidade natural para gerar novas ideias e desenvolver maneiras de alcançar modos de sair dos problemas e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.”

 

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização.Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

 

 

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados