Dia de Finados: Semas atua para coibir trabalho infantil em cemitérios

Prática é muito comum neste período do ano

Dia de Finados: Semas atua para coibir trabalho infantil em cemitérios

Prática é muito comum neste período do ano

Por Assessoria | Edição do dia 1 de novembro de 2020
Categoria: Notícias | Tags: ,,,,,


Nesta última sexta-feira (30), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início às visitas aos cemitérios de Maceió com o objetivo de conscientizar sobre os riscos do trabalho infantil. A ação faz parte de um trabalho em conjunto com diversos órgãos municipais e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, no intuito de coibir esta prática nos cemitérios da capital no Dia de Finados.

Foto: Reprodução

Foram visitados os cemitérios públicos São Luís, no bairro da Santa Amélia, Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado, e Santo Antônio, em Bebedouro.

De acordo com a técnica de referência da Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Lidiane Guedes, não haverá a limpeza dos jazigos no Dia de Finados, então entende-se que o trabalho infantil seria realizado antes, por isso as equipes da Semas estão realizando todo o trabalho educativo nos dias que antecedem o feriado.

Foto: Reprodução

“O intuito da ação é o de proteger as crianças e os adolescentes, levando em consideração que as atividades desempenhadas pelas crianças nos cemitérios estão na lista Tip, e são consideradas as piores formas de trabalho infantil. Essas formas de trabalho infantil apresentam um grande prejuízo à saúde física e mental pelas condições biológicas e insalubres. Durante o trabalho feito esta manhã, os cemitérios estavam vazios e encontramos um adolescente em situação de trabalho no cemitério Santo Antônio. Também notamos a presença maciça da equipe da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável(Semds), que estava fazendo a limpeza dos cemitérios ”, explicou a técnica.

Além disso, as equipes de Abordagem Social, das ações Estratégicas do Peti, fiscais de posturas e a equipe do Peti Volante programaram e estão realizando diversas ações de combate ao trabalho infantil neste período.

A Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas também produziu áudios, vídeos e atividades educativas, além de materiais falando sobre o tema, que foram compartilhados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centros Pops.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados