Dia das Mães: como as micro e pequenas empresas podem se planejar para vender mais

A data é a segunda mais importante para as vendas no país

Dia das Mães: como as micro e pequenas empresas podem se planejar para vender mais

A data é a segunda mais importante para as vendas no país

Por Assessoria | Edição do dia 19 de abril de 2021
Categoria: Economia | Tags: ,,,


Foto: Divulgação

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para as vendas no Brasil, perdendo apenas para o Natal em volume de negócios. Por este motivo, as micro e pequenas empresas devem buscar planejar ações específicas para aproveitar a data e vender mais, principalmente nesse momento de pandemia, no qual o comércio é afetado pelas medidas restritivas de distanciamento social. E para auxiliar o empreendedor nesse sentido, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas que podem ajudar a alavancar as vendas.

Por conta do cenário atual, é importante que o empreendedor explore a presença digital no e-commerce, utilizando as redes sociais e WhatsApp a partir de um planejamento, sempre combinando um desconto, brinde ou promoção, destacando que o seu negócio é uma ótima opção nessa data. Isso pode fazer com que clientes sejam fidelizados seja no mundo virtual ou presencial. É o que reforça a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar.

“Um bom planejamento pode contribuir para a fidelização de novos clientes, que vão voltar à loja em outras ocasiões. Para isso o planejamento deve ser realizado o mais rápido possível e definido um plano de ação para destacar seu negócio diante da concorrência e aumentar suas vendas nas semanas que antecedem essa data comemorativa”, afirma.

Fátima Aguiar também deixa algumas dicas para que o empresário observe questões como o aspecto visual da loja, promoções e divulgação de ações com o foco no Dia das Mães. Entre as dicas estão:

  • Invista na comunicação visual do negócio seja loja digital ou presencial;
  • Nas lojas físicas, provenha um ambiente confortável, arejado, limpo, com música ambiente, tudo agradável para o acolhimento do cliente;
  • Obedeça ao distanciamento social conforme determinam os órgãos de vigilância sanitária, dispondo de álcool gel e até máscaras como brinde para compras efetuados (descartáveis ou de tecido);
  • Ações como a elaboração de kits por grupo de produto, por serviço, por faixa de preço ou de acordo com os diferentes perfis de mãe;
  • Faça parcerias estratégicas com outros estabelecimentos de segmentos diferentes como floriculturas, lojas de bijuteria, de roupas, de sapatos, doces, bolos ou de chocolates;
  • Invista na produção de cartões para colocar nos produtos. Eles são um mimo para as clientes. Você pode aproveitar para colocar sua logomarca e personalizar os produtos;
  • Ofereça opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante para personalizar esses vales. Use formatos diferenciados, em tecido ou papel reciclável ou dobraduras criativas.

Fátima Aguiar ainda ressalta que é preciso treinar bem a equipe para lidar com o aumento potencial de clientes e fazer com que os funcionários tenham uma abordagem que auxilie o cliente em uma tomada de decisão, facilitando o momento da compra. Ela também lembra que sempre existem os consumidores que deixam para a última hora.

“Observe o fluxo dos clientes. Se necessário, estenda o horário de funcionamento da sua loja, fique atento às redes sociais e WhatsApp. Peça indicação de seus clientes, além da nova clientela, você possivelmente vai fidelizar a já existente”, conclui.

Como o Sebrae pode apoiar no Dia das Mães?

Para apoiar as micro e pequenas empresas com as vendas no Dia das Mães, em outras datas comemorativas e sempre, o Sebrae dispõe de Consultorias com Hora Marcada Marketing e Vendas que vai orientar mais detalhadamente quais ações são mais efetivas para captar e fidelizar os clientes.

Além disso, também dispõe das Consultorias com Hora Marcada Marketing Digital para orientar quais procedimentos devem ser adotados para melhorar sua presença digital. Ambas podem ser agendadas pelo telefone/WhatsApp 0800-570-0800 ou pelo portal http://sma.app.al.sebrae.com.br/.

Atendimento remoto

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 23 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

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