Detran AL atende a pleito da Câmara Empresarial e processo de primeira habilitação pode ser feito online

Detran AL atende a pleito da Câmara Empresarial e processo de primeira habilitação pode ser feito online

Por Assessoria | Edição do dia 3 de novembro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


(Divulgação / Detran)

A Câmara Empresarial dos Centros de Formação de Condutores, órgão executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), obteve sua primeira conquista: a inclusão da emissão automática de guia de primeira habilitação dentre os serviços ofertados no site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran AL). O pleito havia sido formalizado por ofício em setembro passado, após ser debatido nas primeiras reuniões do órgão executivo.

Alagoas conta com 130 centros de formação de condutores que movimentam cerca de R$ 2,6 milhões por mês, empregando diretamente mais de 1.000 pessoas. “A facilitação desse serviço é um estímulo à recuperação da economia deste setor, que tanto sofreu com a pandemia do coronavírus”, observa Gilton Lima, presidente da Fecomércio.

Na Câmara Empresarial dos Centros de Formação de Condutores, o setor é representado por João Batista, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC-AL). “Apenas Alagoas tem uma câmara empresarial voltada ao setor de autoescola e que já tem surtido efeitos positivos”, disse Batista ao celebrar o fato de que, desde o dia 30 de outubro, há a possibilidade de abrir o processo de primeira habilitação no site do Detran. “Todos sabem o empenho do sindicato para fazer com que essa situação se concretizasse. Desde 2007 que a gente corre atrás dessa situação e, agora, a título de teste, está disponível o link para que o aluno ou o proprietário de CFC dê entrada. Obviamente teremos alguns contratempos nesses primeiros dias, mas já é o primeiro passo a ser dado”, complementou, agradecendo o apoio da Fecomércio, do Detran e do Conselho Estadual de Trânsito.

 

Procedimento

Para dar entrada no processo de primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma online, será preciso acessar o site do Detran AL (detran.al.gov.br), clicar na aba Serviços e, em Habilitação, na sessão Guias para Pagamento, clicar em 1ª Habilitação. O usuário será redirecionado a uma página com orientações sobre o procedimento e, após confirmar que está ciente sobre estas orientações, um novo redirecionamento levará ao formulário de solicitação da primeira habilitação. Mas vale ressaltar que o serviço só é possível aos candidatos que possuam documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP AL) e CPF válido. Os demais candidatos poderão agendar o atendimento presencial para emissão da guia de 1ª habilitação pelo site Agendamento Já! (https://agendamento.seplag.al.gov.br/).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados