Desfile do Bloco do Prazer beneficia bebês expostos ao HIV

Foliões trocaram lata de leite pelo abadá do bloco e garantiram alimentação para crianças que não podem ser amamentadas

Por | Edição do dia 17 de fevereiro de 2020
Categoria: Ultimas Notícias | Tags: ,,


WhatsApp-Image-2020-02-14-at-22.51.23-1024x680

Drag queens reforçaram a equipe da SMS que atuou na prevenção às ISTs. Foto: Neno Canuto/Ascom SMS

A 26ª edição do Bloco do Prazer, que desfilou no Jaraguá Folia na sexta-feira (14), também trouxe solidariedade. Os foliões puderam trocar latas de leite por suas camisas e, assim, ajudar a evitar a transmissão vertical do HIV da mãe para bebê. Quase 700 latas foram arrecadadas e serão distribuídas às crianças em situação de vulnerabilidade, que não podem ser amamentadas. “Nós agradecemos a toda população pela adesão ao bloco e, consequentemente, as doações recebidas. Todos podem ter certeza que isso ajudará muitas crianças que vivem em situação vulnerável em nosso Município”, agradeceu Teresa Carvalho, gerente do Programa de IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o Bloco do Prazer é uma oportunidade para conscientização sobre o uso dos preservativos e o combate às doenças sexualmente transmissíveis de forma lúdica e divertida. “Passamos a mensagem de uma forma que as pessoas não esquecem; é durante esse momento de diversão, de alegria que conseguimos mostrar a importância do uso da camisinha, com a irreverência das drag queens que dão um brilho todo especial ao evento. Esse ano foi ainda mais importante porque nossos foliões deram um show de solidariedade”, ressaltou Nonô.

A troca foi comemorada também por quem trabalha de perto com esses usuários. “Primeiramente, a iniciativa da campanha despertou uma atitude de solidariedade dos cidadãos para contribuir com a prevenção da transmissão do HIV para as crianças expostas ao vírus, já que essas não podem ser amamentadas. Além disso, em uma época de festividade como a do carnaval, conseguimos levar alegria à população com o bloco do prazer, ao mesmo tempo em que ofertamos informações sobre as diversas formas de prevenção contra o HIV disponíveis no SUS”, ressalta Gessyca Melo, coordenadora do Bloco I do PAM Salgadinho.

 

Para Tereza Paula, coordenadora do Hospital Vida, que fica no Hospital Universitário, o momento é de agradecer. “A campanha foi maravilhosa, conseguimos mobilizar a sociedade, dando visibilidade a necessidade que as nossas crianças tem desse leite”.

A ação contou com diversas parcerias. “Gostaria de agradecer ao Sesc Alagoas, Cesmac, Ufal, Liga Acadêmica IST da Ufal, Iluminart, Sanduba do Careca, Central do Carnaval Maceió 40Graus, Estácio Fal, FAT Alagoas, Fórum ONG Aids, Rede de Pessoas vivendo com HIV e AIDS, ONG Pró Vida, Ouvidoria do SUS, Conselho Municipal de Saúde e a Imprensa, pela ajuda na divulgação”, finalizou Teresa Carvalho.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados