Desafios para o desenvolvimento sustentável do Nordeste em debate no “Diálogo Público”

Desafios para o desenvolvimento sustentável do Nordeste em debate no “Diálogo Público”

Por | Edição do dia 22 de junho de 2016
Categoria: Alagoas, Notícias


Governadores dos nove Estados da Região Nordeste participaram, nesta terça-feira (21/6), do encontro “Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”, que acontece no Banco do Nordeste, Passaré. O evento Diálogo Público é realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e conta com o apoio do Governo do Ceará e do Banco do Nordeste.

Entre os temas abordados estão: “antecipando o futuro a partir de uma visão de longo prazo”; “competitividade e produtividade da região Nordeste”; “reconstruindo a confiança no setor público para a implantação de políticas públicas prioritárias em prol do desenvolvimento sustentável”; “financiamento do desenvolvimento regional, sustentabilidade fiscal e visão integrada dos entes federativos”; e os desafios e possíveis soluções para desenvolvimento sustentável do Nordeste”.

De acordo com o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, o Tribunal de Contas da União exerce um papel fundamental ao propor uma agenda comum para o Nordeste. “Esse tema é de extrema importância. No Ceará, temos informações decisivas para o Governo do Estado, que também podem contribuir para uma boa governança.”

Na abertura do encontro, o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, destacou os “Es” exigidos no acompanhamento dos projetos que utilizam créditos da instituição: “Efetividade, Eficiência, Eficácia e Ética.” Um banner sobre Ética reuniu assinaturas dos participantes do encontro.

Representantes do Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) participaram dos painéis, coordenados pelos ministros do TCU, Raimundo Carreiro, José Múcio Monteiro, Augusto Nardes, Benjamin Zymler e Marcos Bemquerer. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Otávio Lessa, também, compareceu ao evento “Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”.

Foto: assessoria

Foto: assessoria

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados