Deputados alagoanos participaram de palestra com Joaquim Barbosa

Ministro emérito palestrou em evento voltado para legisladores estaduais, em Aracaju

Deputados alagoanos participaram de palestra com Joaquim Barbosa

Ministro emérito palestrou em evento voltado para legisladores estaduais, em Aracaju

Por | Edição do dia 3 de junho de 2016
Categoria: Notícias, Política


No penúltimo dia da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada que está sendo realizada na cidade de Aracaju, o destaque ficou por conta da palestra do ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que abordou o tema: “Desenvolvimento e Segurança Pública”.

Barbosa destacou que o Brasil é um país que peca pela falta de um modelo educacional e que precisa de um quadro institucional favorável. “A segurança jurídica é fator essencial, pois o direito rege nossas vidas do nascimento ao último suspiro, rege nossos passos, nossa vida afetiva, econômica, todas essas relações são objeto de normatização e enquadramento jurídico”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, Barbosa declarou que é preciso que haja regra que discipline o poder político, de forma transparente, que garanta ao cidadão ser bem representado por quem toma decisões em seu nome. “As instituições devem assegurar o cumprimento da lei em todas as esferas”, explicou. O ex-ministro também criticou mudanças do sistema político. “O curioso é que volta e meia aparece alguém buscando atender a interesses personalíssimos ou de grupos desprovidos de meios de ascender ao poder por processo democrático. É inadmissível um país com o peso do Brasil, com a grande democracia, uma improvisação de um sistema que, mal ou bem, vem funcionando”, afirmou.

Por fim, Joaquim Barbosa, disse que todos têm que lutar muito, como cidadão, para que o país não trilhe o retrocesso. “É um momento bastante sensível este que nós vivemos. Como explicar às pessoas, ao mundo, aquilo que uma boa parcela da nossa população não conseguiu explicar e não conseguiu digerir? O país vai suportar conviver nessa dúvida durante dois anos e sete meses? Tudo isso tem um impacto muito grande em sua economia e no desenvolvimento do país”, disse.

Vários deputados de Alagoas assistiram a palestra do ex-ministro. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) destacou que a palestra foi bastante importante, principalmente porque ele fez uma análise da conjuntura atual do País mostrando os perigos jurídicos da realidade política, econômica e social do Brasil. “Pudemos aproveitar bastante a palestra já que Joaquim Barbosa tem uma visão mais aprofundada do tema e que, sem dúvidas nenhuma, engradece a participação dos parlamentares alagoanos”, afirmou.

Na mesma linha, o deputado Tarciso Freire (PP) também enfatizou a importância do tema da palestra e disse que a presença de Joaquim Barbosa engrandeceu o encontro. “Nosso País precisa ser passado a limpo verdadeiramente, com reformar e sem corrupção para que possamos caminhar no trilho do desenvolvimento social e econômico. A população clama por isso”, destacou.

Ainda neste penúltimo dia, os deputados puderam participar de uma Mesa Redonda que teve como tema as “perspectivas políticas e econômicas: consequências e oportunidades” que teve como participantes o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola e o ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A mediadora foi a jornalista Salete Lemos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados