Bom Dia!, Quarta-Feira - 8 de Abril de 2020

 

Denúncias apontam falta de equipamentos e aglomerações de idosos em unidades de saúde de Maceió

Gustavo Candido - Estagiário, com Redação / 5:02 - 24/03/2020

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota nesta terça-feira, 24, comentando a situação


Posto de Saúde Hamilton Falcão

Posto de Saúde Hamilton Falcão

Falta de água, idosos se aglomerando em filas para receber a vacinação contra a Influenza e trabalhadores da saúde que estão contando com uma quantidade insuficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É o que o Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas/AL) afirma estar acontecendo em diversos postos de saúde da cidade de Maceió, após o recebimento de denúncias.

De acordo com uma dessas denúncias, no posto Hamilton Falcão, localizado no bairro do Benedito Bentes, a situação no momento é preocupante. “A situação do posto é essa, estava sem água desde ontem, aí ontem já não teve vacina aqui, então mandaram o povo voltar hoje. Quando chega hoje, estava sem água. Chegou um carro pipa, o carro pipa parece que fez o abastecimento, mas a bomba não está funcionando. O pessoal tá tudo aqui revoltado esperando. Muitos idosos na fila sem auxílio nenhum,” aponta um homem, que preferiu não se identificar.

O número disponível para o agendamento da vacinação de idosos acamados também não estaria funcionando. Como há apenas uma linha para esse tipo de atendimento, o 3312-5589, o contato telefônico se torna impossível.

Em nota enviada ao site O Dia Mais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que medidas estão sendo tomadas para resolver esses problemas e ressalta que as pessoas não precisam ter pressa para se vacinar, uma vez que a campanha ainda está no início. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o número de telefone está em funcionamento e seguem sendo realizados agendamentos para os idosos acamados. Caso o usuário não consiga, por congestionamento da linha, ele pode voltar a ligar depois, já que a campanha de vacinação segue até 22 de maio.

Em relação à falta de água na Unidade de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes,a SMS informa que as unidades que estão com problemas de abastecimento de água estão recebendo o auxílio de um carro-pipa para que o atendimento à população não seja prejudicado. 

Sobre a aglomeração de idosos nas unidades para vacinação contra a Influenza, a SMS destaca que não é necessário todos se direcionarem aos postos neste momento, evitando, assim, aglomerações, já que a campanha segue até 22 de maio e os postos de vacinação serão ampliados ainda esta semana, de forma a descentralizar e ampliar o atendimento a essa população.
Sobre EPIs insuficientes, a SMS esclarece que a Central de Abastecimento Farmacêutico conta com estoque regular de álcool em gel e máscaras, que é destinado às unidades seguindo o cronograma de entrega de medicamentos e insumos conforme solicitação emergencial do farmacêutico da unidade. Já há previsão de aquisição de mais unidades dos materiais, seja pela finalização de processo licitatório ou por compra emergencial. 

 


Comentar usando