Defesa Civil está sempre em alerta para prevenção de risco

Por | Edição do dia 27 de dezembro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


Com a missão de monitorar e prevenir acidentes nas áreas de risco da capital, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está em constante aperfeiçoamento para garantir eficiência ao trabalho. O órgão adquiriu novos equipamentos e promove treinamento de pessoal para melhorar a atuação em Maceió.

Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Segundo o coordenador da Comdec, Dinário Lemos, os resultados são satisfatórios. “Monitoramos toda a cidade e hoje a Defesa Civil destaca-se como o melhor alerta para a população. O trabalho é realizado de forma eficiente para que, quando acionadas, as equipes possam chegar ao local e dar um norte a quem necessita de auxílio”, destaca.

Desde 2013, o órgão vem sendo reestruturado. Com o auxílio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), formados por líderes comunitários das regiões conhecidas como de risco, é feito o monitoramento mais preciso. Além disso, a Comdec dispõe de 10 pluviômetros semiautomáticos em funcionamento e que mostram uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.

Entre as ações de destaque estão os serviços realizados na Grota do Estrondo, onde recentemente foi construído um pontilhão que vai garantir mais segurança para quem vive no local. Em dezembro de 2013, numa ação preventiva para o período chuvoso, a Comdec executou no Mutange obras de contenção de encostas, canaletas, drenagens e escadarias. Recentemente, o órgão instalou uma escadaria com rampa no bairro, deixando o acesso mais seguro e levando comodidade a quem tem dificuldade de locomoção.

Ação da Defesa Civil no Mutange. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Iniciada em 2014, a Operação Inverno é realizada em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além das superintendências de Limpeza Urbana (Slum) e de Energia e Iluminação Pública (Sima).

Secom Maceió

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados