Bom Dia!, Sexta-Feira - 13 de Dezembro de 2019

 

DAAD recebe inscrições para programa de bolsas de mestrado do na Alemanha

Alyshia Gomes / 8:52 - 02/09/2019

As bolsas estão direcionadas para os programas de mestrado em Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música


Nossa coluna volta a divulgar oportunidades de experiência acadêmica na Alemanha. A informação foi divulgada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), uma das mais importantes organizações de promoção de intercâmbios acadêmicos e científicos no mundo.

Interessados em estudar na Alemanha podem candidatar-se às bolsas de estudos para cursos de pós-graduação em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas áreas de  Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música. 

Serão elegíveis os estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, ou recém-formados portadores de um diploma de  bacharelado/licenciatura ou mestrado. Os selecionados receberão bolsa mensal de 850 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, auxílio para passagem aérea no valor de EUR 1.575,00, seguro-saúde e curso preparatório de alemão

O programa não é novo. Mas atenção caso você já o conheça. O novo edital veio com algumas modificações em relação às edições anteriores. No entanto, interessado(a) continua responsável por escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e pleitear admissão no(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2020/21 e, paralelamente, candidatar-se à bolsa através do portal do DAAD.

Aqui estão prazos para cada programa:

O prazo vai até a meia-noite de cada dia (horário CET). O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.

Os documentos deverão ser enviados via correio para o escritório do DAAD Brasil. O prazo para a postagem é o mesmo indicado no parágrafo acima. Neste caso, a data do carimbo do correio será observada como critério de avaliação de obediência ao prazo.

O edital faz algumas exigências específicas para cada área. Por isso, visite o site, leia o edital e observe todos os detalhes antes de se candidatar. Você poderá ter acesso à todas as informações através do link http://bit.ly/2MLiKEm.

QUER ESTUDAR LÁ FORA?  VOCÊ PODE ACOMPANHAR OS COMENTÁRIOS E DICAS DE BOLSAS INTERNACIONAIS NESTE BLOG E NA COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA” DO JORNAL “O DIA ALAGOAS” . 


Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

Alyshia Gomes


Comentar usando