Curso debate implicações psicológicas e sociais da devolução de crianças adotadas

Psicóloga discute o assunto nesta terça-feira (27) com cerca de 40 postulantes à adoção no interior

Curso debate implicações psicológicas e sociais da devolução de crianças adotadas

Psicóloga discute o assunto nesta terça-feira (27) com cerca de 40 postulantes à adoção no interior

Por Dicom TJAL | Edição do dia 26 de abril de 2021
Categoria: Justiça, Notícias | Tags: ,,


Curso preparatório para adoção teve início no dia 6 de abril e termina nesta terça (27). Arte: Clara Almeida

Crianças que são adotadas e posteriormente devolvidas podem sofrer traumas psicológicos e ter prejuízo no desenvolvimento. Para esclarecer o assunto, a psicóloga Kliciany Martins profere palestra virtual nesta terça (27), a partir das 18h, para cerca de 40 pretendentes à adoção, cadastrados em comarcas do interior de Alagoas.

Segundo a psicóloga, que atua na equipe multidisciplinar da Comarca de União dos Palmares, as crianças adotadas já vêm de um “primeiro abandono” ou retirada da família devido a problemas como negligência, maus-tratos e abuso.

“Essa segunda devolução chega a ser ainda mais complicada, porque a criança dentro da instituição vem criando aquela expectativa de ser cuidada e amada por uma família. Quando finalmente isso ocorre e a devolução é feita, isso pode causar prejuízos enormes”, afirmou.

Os postulantes, de acordo com Kliciany, precisam saber que estão adotando uma pessoa que vem de um contexto e de uma realidade diferente. “O período de adaptação pode ser positivo ou negativo. Sendo negativo, os comportamentos podem ser externalizados de diferentes formas, seja pelo comportamento agressivo, seja pelo transtorno alimentar ou psicológico. O mais importante, porém, é que o pretendente esteja aberto a acolher essa criança. Esteja apto e consciente daquela realidade”, reforçou.

Curso preparatório

A palestra da psicóloga faz parte do curso preparatório para adoção promovido pelo Núcleo Regional Multidisciplinar da Comarca de União dos Palmares. Os participantes também assistirão a palestras sobre desenvolvimento infantil e métodos de modelagem de crianças e adolescentes (técnicas educativas), ministradas pela pedagoga Daiane Oliveira.

A capacitação, que ocorre pela plataforma Zoom, teve início no dia 6 de abril e termina nesta terça (27). O curso é uma exigência para a habilitação e inclusão dos pretendentes no Sistema Nacional de Adoção (SNA).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados