Curso de educação física do Cesmac promove a Escola do futebol em 2019

Lançado em novembro o curso abriu inscrições e 13 alunos já estarão em 2019 com o conhecimento apurado em análise de desempenho

Por | Edição do dia 2 de janeiro de 2019
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,,


(Assessoria)

(Assessoria)

O futebol vem passando por diversas transformações e neste sentido o curso de educação física do cesmac, vem investindo em cursos com o objetivo ampliar o acesso a informações de qualidade para o futebol de Alagoas.
Foram dois cursos lançados em 2018 em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF): o de Formação de árbitros de futebol (em ação conjunta com a Comissão de Arbitragem da FAF) e o curso de Análise de desempenho também para o futebol.
O curso de formação de árbitros de futebol, coordenado pelo professor Vitor Fabiano e pelo ex árbitro Charles Hebert veio com uma proposta inovadora, com duração de 250 horas, o curso conta com disciplinas específicas da atuação do árbitro de futebol como as regras oficiais da modalidade mas também com disciplinas que ampliam o horizonte da arbitragem como Fisioterapia aplicada ao árbitro de futebol, Planejamento de Carreira, Primeiros Socorros, entre outras. A ideia é formar árbitros com a visão ampla da atuação profissional.
Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem Charles Hebert, a proposta é fazer dessa formação o diferencial na arbitragem em Alagoas. Atualmente 22 alunos integram a primeira turma possíveis futuros árbitros.
No âmbito da Análise de desempenho para o futebol, área em amplo crescimento no cenário do futebol , é a formação de treinadores. Conhecer a amplitude da orientação técnica e tática do jogo é vital para a melhoria da performance baseada em resultados.
Lançado em novembro o curso abriu inscrições e 13 alunos já estarão em 2019 com o conhecimento apurado em análise de desempenho. O objetivo em se formar analistas coopera para refinar informações aos que necessitam de dados valiosos no futebol. Entender que as equipes possuem padrões de comportamento em diversos momentos do jogo pode definir a derrota ou a vitória. Coordenado pelos professores Vitor Fabiano e Vitor Amorim, vem propiciando o estudo do futebol dentro e fora das quatro linhas.
Segundo o professor Vitor Fabiano, essa é uma área que está em amplo crescimento. “O curso de análise de desempenho pode verdadeiramente a transformar o futebol amador em futebol profissional. O que antes se tinha com o olheiro ou observador que se restringia a anotações, agora figura-se no analista de desempenho que possui recursos modernos e estatísticas aprimoradas que contribuem para a obtenção de resultados nos momentos vitais do jogo.”

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados