CRMV-AL autoriza o funcionamento de castramóvel público em Palmeira dos Índios

Por Assessoria | Edição do dia 20 de setembro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


Foto: Divulgação

O setor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV-AL esteve em visita técnica no município de Palmeira dos Índios, na última quinta-feira (17), para inspecionar os últimos detalhes do primeiro serviço móvel público de castração de Alagoas, que está sendo colocado em funcionamento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, localizado a 140km de Maceió.

“Verificamos todas as instalações da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, checando cada detalhe como o fluxograma de disposição dos equipamentos, entrada e saída, equipamentos utilizados em consultas e cirurgias, disponibilidade de água e todo equipamento para higienização e esterilização dos ambientes. E podemos afirmar que o veículo atende a todas as exigências preconizadas na Resolução CFMV nº 1275/2019”, afirmou o médico-veterinário Wellington Diniz Filho, fiscal do Conselho.

Idealizada dentro do Programa para Controle Populacional Canino e Felino do município desde 2007, a Unidade Móvel – popularmente conhecida como castramóvel – foi pensada como uma estratégia de controle de natalidade dos cães errantes. Para colocá-la em prática, no entanto, a gestão municipal precisou superar as deficiências de custeio para viabilizar e tocar o projeto, até que em 2017, a SMS – destacando a importância desse veículo para o controle de zoonoses transmitidas por cães e gatos e para o trabalho de educação em saúde com a população – obteve, junto ao Ministério da Saúde, os recursos necessários à sua implantação.

O presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-AL, Paulo Wianês, coordenador e responsável técnico pela Unidade Móvel, afirma que, desde o início do projeto, a equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde atuou de forma responsável e cautelosa, buscando junto a ele, como profissional da Medicina Veterinária, o conhecimento técnico necessário e abrangente, com um olhar voltado à Saúde Única.

“A Unidade Móvel traz em seu bojo uma grande importância para a Saúde Única pois, no tocante aos animais, ao homem e ao meio ambiente, atua na prevenção e combate às diversas zoonoses. Não é apenas um veículo equipado que se desloca. É uma ferramenta extraordinária que trabalha diretamente sobre os animais, mas também direciona ações e orientações à população, notadamente a de regiões mais carentes da cidade, que não tem acesso a um médico-veterinário e ainda não sabe a relevância deste profissional para a saúde do seu Pet e sua própria saúde”, explica Wianês.

Unidade Móvel – O castramóvel é um veículo especialmente adaptado para o atendimento clínico veterinário e devidamente autorizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas. A unidade móvel conta com quatro compartimentos – pré-cirúrgica e atendimento; paramentação; cirúrgico; e pós-cirúrgico – tendo em sua equipe um médico veterinário (que irá fazer a triagem dos animais e as cirurgias), dois auxiliares e dois capturadores, que irão fazer o resgate dos animais de rua.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados