Bom Dia!, Sexta-Feira - 19 de Julho de 2019

 

Crianças são maiores vítimas de estupro no país, aponta pesquisa

Redação com assessoria / 11:30 - 16/05/2019

ONG Visão Mundial vai realizar campanha de combate em Alagoas


boneca

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao dia 18 de maio de 1973, quando Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por pessoas de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos. Para intensificar a discussão sobre esse tema e colocar em prática políticas de prevenção para o problema, a ONG Visão Mundial vai iniciar uma campanha de combate e Alagoas está inserida.

A organização não governamental humanitária especializada na proteção à infância, realiza uma campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação faz parte do movimento global #ItTakesAWorld promovido pela World Vision International.

“É imprescindível que os atores sociais foquem todos seus esforços em novas políticas de prevenção, lutando para que os direitos das crianças e adolescentes sejam verdadeiramente assegurados”, afirma Raissa Rossiter, diretora nacional da ONG Visão Mundial Brasil.

Segundo o Atlas da Violência de 2018, as crianças são as maiores vítimas de estupro no Brasil. O estudo, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), aponta que 50,9% dos casos registrados de estupro em 2016 foram cometidos contra menores de 13 anos de idade.

A campanha acontece em sete estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília,Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Dentre as atividades programadas, estão confirmadas palestras, atos públicos, seminários, exibição de vídeos, e bate papo com a população.

Alagoas

AÇÕES DATA LOCAL (ENDEREÇO) Mais informações
Seminário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

16/05/2019

Ginásio de Esporte Municipal de Inhapi, Rua Muniz Falcão, S/Nº, Inhapi AL Como porta voz para o seminário será Ronivon Amorim (Violência Familiar e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) como integrante do CEDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas e Maria Rosivalda Guerra da Secretária de Saúde (Saúde e Proteção na Família). Terá como participantes convidados mães, lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, secretários do município, Conselho Tutelar, outros. Iniciará às 09h. O seminário é articulação de CACTUS/VISÃO MUNDIAL e a Secretaria Municipal de Saúde.
Ato público com estudantes da rede pública de ensino de Canapi sobre violência sexuaudantes de crianças e adolescentes.

17/05/2019

Rua do centro de Canapi, AL Passeata iniiciará às 09 horas com participação da comunidade escolar percorrendo a avenida principal do Centro da cidade.
Panfletagem na feira livre de canapi sobre a campanha 18 de maio 209

15/05/2019

Rua do centro de Canapi, AL
Panfletagem na rodoviaria de Maceio sobre a campanha 18 de maio 209

18/05/2019

Sensbilização de passantes sobre o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com vacinação contra maus-tratos e violência infantil.
Circuito de oficinas sobre formas de prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em parceria com 28 escolas da rede municipal e estadual de Inhapi AL. 02/ 04 a 18/05/ 2019 Comunidades rurais e urbanas de Inhapi AL Roda de conversa com alunos (08 anos a 17 anos) do fundamental, utilizando material do Crescer sem Violência e Estamos Juntos no período de 08 às 12h e 13 às 17h.
Circuito de oficinas sobre formas de prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em parceria com 30 escolas da rede municipal e estadual de Canapi e Mata Grande AL 02/ 04 a 28/05/ 2019 Comunidades rurais e urbanas de Canapi e Mata Grande AL Roda de conversa com alunos (08 anos a 17 anos) do fundamental, utilizando material do Crescer sem Violência e Estamos Juntos no período de 08 às 12h e 13 às 17h.
Circuito de oficinas sobre formas de prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em parceria com 09 escolas da rede municipal Maceio AL 03 a 30 de maio 2019 Zona Urbana de Maceio AL Roda de conversa com alunos (08 anos a 17 anos) do fundamental, utilizando material do Crescer sem Violência e Estamos Juntos no período de 08 às 12h e 13 às 17h.
Circuito de oficinas sobre formas de prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em parceria com 03 Entidades Parceiras do PDA Mundaú, Maceio AL 17 e 18 de maio 2019 Zona Urbana de Maceio AL Apresentação da temática por meio de contação de histórias e vídeos para crianças e adolescentes (04 anos a 15 anos) no contraturno escolar.

Comentar usando