Covid-19: Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com pacientes

Orientações da Visa estão disponíveis no Instagram, acessíveis à população em geral

Covid-19: Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com pacientes

Orientações da Visa estão disponíveis no Instagram, acessíveis à população em geral

Por Assessoria | Edição do dia 21 de julho de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


A Coordenação de Vigilância Sanitária do Município (Visa) está reforçando para a população, pelo Instagram (@vigilanciasanitariademaceio), a atenção acerca das medidas que devem ser adotadas pelas famílias, na ocorrência de Covid-19.

Uma das principais orientações continua sendo ficar muito atento aos primeiros sintomas. Febre, dor de garganta, coriza e, principalmente, desconforto respiratório (falta de ar), estão entre os sinais de alerta. No entanto, podem ocorrer também cansaço, dores de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, perda de olfato ou paladar, dores musculares e calafrios.

“Não podemos esquecer que quando surgir qualquer sintoma gripal, a primeira recomendação feita pelas autoridades de saúde nesse momento é a de se evitar o contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e pacientes com doenças crônicas, pelo menos, durante o período de 14 dias”, afirma a inspetora de alimentos da Visa, Adriana Guimarães, que tem estado à frente das ações educativas da Visa de Maceió.

Na capital alagoana, a população tem contado, desde o início da pandemia na orientação e acompanhamento dos sintomas relacionados à Covid-19, com uma rede de atendimentos telefônicos e virtuais disponibilizados não apenas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas também pela Saúde Estadual e pelo Ministério da Saúde.

Com a estratégia – que se mantém no atendimento diário – os casos têm sido monitorados e direcionados com mais rapidez ao atendimento adequado nas unidades sentinelas – UBS Walter Moura (Santa Amélia), Jorge Duarte (Graciliano Ramos), Novo Mundo e Maria da Conceição Paranhos (Jacarecica) – nas UPAS – Jacintinho, Benedito Bentes, Trapiche e Tabuleiro – e unidades de triagem do Estado.

Já para os pacientes com sintomas leves da Covid-19, que seguem em tratamento em casa, a Visa de Maceió também indica medidas simples, mas necessárias – e amplamente reforçadas pelas autoridades de Saúde – para que se possa evitar a contaminação dos demais residentes do domicílio.

Veja as principais recomendações para o paciente isolado em casa:

1 – O paciente deve utilizar quarto e banheiro exclusivos, e não compartilhar os demais ambientes da residência;

2 – Pratos, copos, talheres, toalhas e roupas do paciente devem ser lavados e higienizados separadamente;

3 – Todos os objetos, móveis e maçanetas devem ser higienizados com frequência;

4 – O lixo gerado pelo paciente deve ser separado, muito bem embalado e identificado;

5 – Manter a circulação de ar com entrada de ar externo (janelas abertas);

6 – E quando não houver um espaço exclusivo para o paciente, todos devem usar máscaras, manter o distanciamento dentro de casa e limitar os cômodos utilizados por ele.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados