Covid-19: Sesau alerta para o aumento do número de casos em escolas
É recomendado continuar usando máscara
Covid-19: Sesau alerta para o aumento do número de casos em escolas
É recomendado continuar usando máscara
Por Redação | Edição do dia 10 de junho de 2022
Categoria: Alagoas, Coronavírus, Saúde, Ultimas Notícias
| Tags: Casos em escolas,Cobertura vacinal,Covid-19,Crianças
O aumento do número de casos de Covid-19 em escolas alertou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os dados relacionados à doença foram analisados nessa quinta-feira (9) em uma reunião do Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19 da Sesau e a recomendação é que o uso de máscara continue, especialmente em ambientes fechados
Durante a reunião, as semanas epidemiológicas foram comparadas e apesar do estado se encontrar estável, com cerca de uma morte da doença por semana e um discreto avanço nos casos. Em relação a elevação de casos em instituições de ensino, de acordo com a Sesau, isso se deve à baixa cobertura vacinal de crianças.

O aumento se deve a baixa cobertura vacinal das crianças no Estado (Foto: Reprodução)
“Hoje a gente só tem 23% das crianças de 5 a 11 anos que completaram o esquema vacinal. A gente pede aos pais que levem as crianças. A eficiência da vacina está mais uma vez comprovada”, explica Geonice Peixoto, secretária-executiva da Sesau.
Apesar disso, segundo Geonice, a situação em Alagoas está sob controle. Já que não existe gravidade e nem aumento expressivo no número de casos e internamentos. Ela também reforça a necessidade dos cuidados preventivos com uso de álcool e máscaras.
“Mesmo com número baixo de casos, o vírus ainda está circulando. Manter os cuidados é importante devido a circulação do vírus e a fase de sazonalidade das Síndromes Gripais”, alerta a médica Sylvana Medeiros, gerente de Ações Estratégicas da Sesau.
De acordo com boletim epidemiológico emitido ontem pela Sesau, Alagoas tem 1.115 casos em investigação de Covid-19. Cerca de 299,7 mil confirmados e 6.936 mortes foram provocadas pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia. 78 casos e nenhum óbito foram registrados nas últimas 24h.
“Há um aumento discreto de exames positivos para Covid no Lacen, procedentes principalmente de Maceió e municípios vizinhos, mas sem repercussão no número de internações nem no de óbitos”, afirma a infectologista Luciana Pacheco, que também participou da reunião.