Covid-19: Prefeitura de Maceió pede maior atenção no descarte de máscaras e luvas

Por Redação | Edição do dia 22 de maio de 2020
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,,,


Foto: Fabrício Melo / O Dia Mais

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, uma das medidas necessárias de proteção passou a ser o uso das máscaras. Como consequência do aumento de utilizações desses artigos, cresce ainda o descarte incorreto. Quem paga o preço pela indisciplina da população, são os profissionais que trabalham com limpeza urbana.

Denúncias feitas ao O Dia Mais dão conta de que na Serraria e em outros bairros da capital, é possível ver muitas máscaras e outros objetos descartados no chão de forma irregular, colocando em risco, inclusive, a vida de garis e outros funcionários de limpeza.

Um gari, que preferiu não se identificar, afirmou que se tornou comum encontrar esse tipo de lixo descartado nas ruas e que se depara com esse tipo de irregularidade todos os dias.

A Superintendência Urbana de Desenvolvimento Social (Sudes) de Maceió afirmou que os agentes de limpeza urbana estão sendo orientados e capacitados diariamente pelos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho das empresas terceirizadas, contratas pela Prefeitura, quanto às formas de proteção ao coronavírus e rotina de trabalho.

De forma educativa, o Município tem divulgado as formas de descarte corretas desse tipo de resíduos. As máscaras podem ser destinadas às coletas convencionais, mas devem ser colocadas em um saco separado, bem amarrado e, se possível, identificadas para evitar o contato direto dos funcionários com o lixo.

A Prefeitura salienta que pode planejar ações de fiscalização e a população pode ajudar denunciando pelos canais da Central de Monitoramento da Sudes, pelos números 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834.

“O Município está orientando a população, e pede a colaboração para que se houver descarte de material de pessoa contaminada ou suspeita, seja dada uma atenção maior. Se possível, identificar o material, além de lavar as mãos antes de descartar o resíduos”, disse a assessoria.

Fotos: Fabrício Melo/ O Dia Mais

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados