Covid-19: Maceió é a 4ª capital em ranking de transparência

Dados referem-se às capitais. No Nordeste, Maceió ocupa segunda posição entre as mais transparentes

Por Assessoria | Edição do dia 14 de agosto de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


Dentre as ações de enfrentamento à Covid-19, a transparência pública tem recebido atenção especial da gestão municipal e este esforço fez com que Maceió assumisse a 4ª posição entre as capitais brasileiras com melhor desempenho na avaliação de dados no boletim da Transparência Covid-19 2.0 da organização Open Knowledge Brasil (OKBR).

A Prefeitura de Maceió disponibiliza nos sites http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/http://www.maceio.al.gov.br/sms/boletim-coronavirus/ e http://www.covid19.maceio.al.gov.br/pages/principal.faces  informações e dados sanitários e epidemiológicos relacionados à Covid-19, como boletim, ocupação de leitos e locais de atendimento.

Maceió aparece em 4ª posição somando 88 pontos, um nível julgado como alto e é a segunda maior nota entre as capitais do Nordeste. Além disso, Maceió foi uma das capitais que mais amadureceu seu desempenho no ranking, já que saiu de 61 pontos para 88.

As ações de transparências estão ligadas ao Gabinete de Crise, que atua no enfrentamento ao novo coronavírus e é composto pelo Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral do Município (PGM), Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) e Gabinete de Governança (GGOV,) bem como as secretarias de Saúde (SMS), Gestão (Semge), Assistência Social (Semas), Economia (Semec), Educação (Semed), Comunicação (Secom), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O trabalho técnico conta com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Semge com articulação da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI).

Ranking

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União, pelos estados e pelas capitais brasileiras em seus portais oficiais. A coleta de dados é quinzenal e os resultados da avaliação são atualizados semanalmente, alternando estados e capitais.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados