Covid-19: Alagoas começa a vacinar pessoas a partir dos 38 anos

Os imunizantes do novo lote de AstraZeneca já começaram a ser distribuídos nos municípios

Covid-19: Alagoas começa a vacinar pessoas a partir dos 38 anos

Os imunizantes do novo lote de AstraZeneca já começaram a ser distribuídos nos municípios

Por Assessoria | Edição do dia 16 de julho de 2021
Categoria: Alagoas, Coronavírus | Tags: ,,


Em menos de 24 horas após o recebimento das 59.500 doses de AstraZeneca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), iniciou a distribuição dos imunizantes para os 102 municípios alagoanos. No total, serão destinadas 27.845 doses às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que darão continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. As outras 31.665 doses da AstraZeneca ficarão retidas no PNI/AL e serão enviadas, posteriormente, para utilização como segunda dose (D2).

Nova remessa com imunizantes AstraZeneca começou a ser distribuída aos 102 municípios alagoanos nesta sexta (Foto: Carla Cleto)

Com a nova remessa, passam a ser vacinadas as pessoas a partir dos 38 anos de idade, conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ao enfatizar a importância da população tomar a primeira dose (D1) das vacinas contra o novo coronavírus. “Com essas doses, estamos dando continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e, conforme anunciou o governador Renan Filho, vamos continuar imunizando os alagoanos a partir de 38 anos e cada município irá divulgar os seus respectivos calendários. Continue fazendo a sua parte e vacine-se, quando chegar a sua vez!”, afirmou o titular da saúde estadual.

Após o recebimento e o cadastro dos imunizantes, por parte dos técnicos do PNI/AL, as vacinas foram mantidas entre 2° e 8° Celsius. Os imunizantes foram armazenados nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. Com a retirada das doses por parte das gestões municipais, fica como responsabilidade de cada SMS definir os pontos de vacinação, o armazenamento dos imunizantes, a aplicação das doses e o registro no sistema do Ministério da Saúde (MS).

Para fazer a retirada das novas doses e dos insumos, os municípios precisam fazer uma solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar com as centrais de distribuição o momento da retirada, através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. As cidades que tem como referência a Central de Arapiraca precisam entrar em contato pelo telefone (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados