Cortejo cultural marca início das festividades de fim de ano

Cortejo cultural marca início das festividades de fim de ano

Por | Edição do dia 25 de novembro de 2019
Categoria: Cultura | Tags: ,


WhatsApp-Image-2019-11-25-at-10.41.18-1024x683

Foto: Neno Canuto

Ao entardecer desse domingo (24), cerca de três mil pessoas, brincantes de folguedos, desfilaram na orla marítima de Maceió, durante o cortejo de abertura da terceira edição do Natal dos Folguedos. A passagem dos grupos culturais, que são da capital alagoana e da região metropolitana, encheu de brilho os olhos de maceioenses e turistas. O público ficou encantado com magia da cultura popular, que deu início às festividades de fim de ano da cidade.

Ao todo, 100 grupos culturais, distribuídos em carros alegóricos e alas, participaram do cortejo cultural. A maior parte das atrações foi selecionada através de chamada pública, lançada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Uma parte menor veio de outros municípios alagoanos a convite da Prefeitura de Maceió, a exemplo da Chegança Silva Jardim, de Coqueiro Seco, e a Cavalhada Centenária de Chã Preta.

Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, o Natal dos Folguedos se consolida no calendário cultural de Maceió e projeta a cultura popular de Alagoas para o mundo. “É um momento importante da cidade em que a gente se enfeita de festa, das nossas tradições, para abrir o verão e receber todo mundo da melhor maneira possível e, sobretudo, encantar o mundo com as nossas cores, as cores dos folguedos”.

Após a passagem do cortejo —  e durante a apresentação do Coretfal e dos cantores Mácleim e Irina Costa —  a Praça Multieventos recebeu a Nossa Senhora dos Prazeres, interpretada pela atriz alagoana Waneska Pimental. O momento emocionante antecedeu as projeções mapeadas, que homenageiam a cultura popular alagoana, e o acendimento da iluminação temática de Natal.

A programação do Natal dos Folguedos retorna, à Praça Multieventos, nos dias 29 e 30 de novembro e nos dias 1ª, 6, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro. Além da exibição das projeções mapeadas, sempre aos sábados, nos dias 30 de novembro e 7, 14 e 21 de dezembro, o espaço vai contar com vila gastronômica, espaço para crianças, shows, apresentações culturais, casa do Papai Noel, espaço de artesanato e exposição com desenhos de figurinos de folguedos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados