Corpo de Bombeiros registra catorze incêndios durante feriadão

Monitoramento foi feito através do Sistema de Gestão Operacional Unificado (SisGOU)

Por | Edição do dia 23 de novembro de 2015
Categoria: Alagoas, Artigos, Notícias | Tags: ,


Bombeiros militares tiveram bastante trabalho durante o feriadão (Foto: Alan Fagner)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através do Sistema de Gestão Operacional Unificado (SisGOU), registrou catorze casos incêndios só neste feriadão (de 20 a 22). Oito ocorrências foram de fogo em vegetação e exigiram trabalho rápido e eficiente dos bombeiros. Na madrugada do dia 20, na Avenida Leste-Oeste, por exemplo, houve um incêndio próximo a um posto de combustível, aumentando os riscos de uma ocorrência muito mais grave. Outra ocorrência parecida (também próximo a posto de combustível) ocorreu em Marechal Deodoro, no sábado.

Um incêndio de médias proporções atingiu uma mata em Fernão Velho e ofereceu risco à população porque ficava próximo a residências. A guarnição de combate a incêndio foi acionada e debelou o fogo com uso de água. Também de médias proporções, outro caso de fogo em vegetação nas cercanias de uma grota no Jacintinho assustou os moradores da região. Os bombeiros apagaram as chamas, fizeram o resfriamento e o rescaldo para evitar novos focos de incêndio.

Matas

Nessa época do ano, o número de incêndios em vegetação aumenta consideravelmente. Poucas chuvas, vegetação seca e forte calor contribuem para que o fogo se alastre com mais facilidade. Mas o principal motivo dos incêndios em vegetação é mesmo a causa humana através de queimadas provocadas em lixos e entulhos que acabam saindo de controle.

Para se ter uma ideia, um incêndio em vegetação de grandes proporções na última quinta-feira (19), no bairro da Serraria, mobilizou três guarnições de combate a incêndio e apoio do helicóptero para avaliação da área atingida. Os bombeiros combateram com água e abafadores.

No mesmo dia, outro incêndio de grandes proporções no bairro do Feitosa foi debelado por duas guarnições e mais de 20 mil litros de água. Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar as chamas devido ao vento e à grande quantidade de material combustível.

Outro incêndio no Centro de Maceió assustou a população apenas uma semana após o incêndio que destruiu completamente quatro lojas. Uma placa de metal caiu na fiação elétrica e gerou um curto-circuito que atingiu uma loja de telefonia celular. O estrago só não foi maior porque, antes da chegada dos bombeiros,  a população utilizou extintores para que o fogo não se propagasse.

Outras ocorrências

Ao todo, o SisGOU registrou 55 ocorrências no feriadão. Foram 24 na sexta, 26 no sábado e apenas 5 no domingo.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados