Coronavírus: Anvisa suspende plantões no porto e aeroporto em Maceió, afirma sindicato

Com a suspensão dos plantões, as atividades do órgãos se mantém de segunda a sexta-feira

Coronavírus: Anvisa suspende plantões no porto e aeroporto em Maceió, afirma sindicato

Com a suspensão dos plantões, as atividades do órgãos se mantém de segunda a sexta-feira

Por | Edição do dia 9 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


c29c12f108aba1c576f94e3a06d1f923_L

Aeroporto Zumbi dos Palmares. Foto: Kaio Fragoso

Os plantões de feriado e fim de semana da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em Alagoas, no Porto de Maceió e no Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado na região metropolitana da capital, foram suspensos, informa o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência de Alagoas (Sindprev-AL). A informação foi divulgada um dia após a confirmação de um caso de coronavírus no estado.

Segundo o Sindprev-AL, a suspensão dos plantões ocorreu por ordens vindas de Brasília e que o motivo para a suspensão não foi revelado.

O sindicato ainda informou que a medida entrou em vigor no último dia 1º de março e que, desde então, o órgão atua de segunda a sexta-feira, sem o regime de plantão de 36h.

“[Essa decisão está] contrariando o momento onde estados estão aplicando a presença da Anvisa. Em Salvador, voltou a funcionar 24h. Essa medida é um retrocesso porque é importante a atuação da Anvisa”, afirmou o diretor do Sindprev, Célio dos Santos, em referência aos casos de coronavírus.

Uma reunião entre Sindprev-AL e o Ministério Público Federal de Alagoas (MPF-AL) está marcada para esta segunda-feira, 9. O sindicato pretende encontrar uma solução para a volta dos plantões.

A Anvisa é uma autarquia que tem como função promover a saúde da população através do controle sanitário de produtos como medicamentos, alimentos e cosméticos, além do controle de serviços. O controle sanitário ocorre também por meio de fiscalização em portos, fronteiras e aeroportos.

A reportagem do O Dia Mais entrou em contato com a Anvisa, com sede em Brasília, para saber o motivo para a suspensão dos plantões. Clique aqui para ler a resposta a autarquia.

Coronavírus em Alagoas

Nesse domingo, 8, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou o primeiro caso de coronavírus em Alagoas. O diagnóstico foi comprovado em um alagoano de 42 anos, que viajou para a Itália e retornou para Maceió no último dia 3. Ele apresentou sintomas, procurou um serviço de saúde na capital e o caso foi notificado pelo serviço ao CIEVS/AL. No momento, ele está estável e em isolamento domiciliar.

A Sesau alerta que pessoas que apresentem sintomas e que tenham histórico de viagem para países com casos de coronavírus (Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia , Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça, Tailândia, Vietnã) ou que tenham tido contato com caso suspeito ou confirmado por COVID-19, devem procurar o serviço de saúde mais próximo.

 

Matéria atualizada às 10h09 do dia 10/03/2020.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados