Coronavírus: ações asseguram saúde de servidores e usuários

Esforços para enfrentamento da pandemia iniciaram antes da confirmação do primeiro caso em Maceió

Coronavírus: ações asseguram saúde de servidores e usuários

Esforços para enfrentamento da pandemia iniciaram antes da confirmação do primeiro caso em Maceió

Por Assessoria | Edição do dia 30 de abril de 2020
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,


Ascom SMS

Antes da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Alagoas, a Prefeitura de Maceió já empregava diversos esforços no enfrentamento da doença. Desde a capacitação de profissionais à aquisição de materiais, diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde se engajaram para garantir a segurança de servidores e usuários.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, desde o início as ações voltadas à covid-19
foram priorizadas pela gestão municipal. “Diante das recomendação da
Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, nós já começamos a nos mobilizar e iniciamos uma série de reuniões e videoconferências antes mesmo de termos confirmação de casos em Maceió, justamente para que pudéssemos nos preparar, dentro do possível, para o atendimento dos usuários”, destaca o gestor.

“Como se trata de uma situação atípica e totalmente nova, adaptações são
realizadas sempre que necessário, mas seguimos trabalhando na missão de ofertar a assistência e orientação necessária aos maceioenses”, assegura o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Uma das iniciativas para reforçar o atendimento aos usuários, foi a convocação de 50 médicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da SMS. Os profissionais convocados que já compareceram à SMS e assinaram o contrato, foram direcionados às unidades de saúde.

Além da capacitação e ampliação da quantidade de profissionais, o Município vem trabalhando na aquisição emergencial dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando garantir a segurança do servidores e usuários.

Possibilitado pela Lei Federal 13.979/2020, um processo de compra emergencial de cem mil máscaras e dez mil frascos de álcool em gel já foi finalizado e os insumos estão sendo direcionados às unidades de saúde.

Um novo processo também foi aberto para a aquisição de máscaras reutilizáveis de tecido, que serão entregues aos servidores da saúde que trabalham na área administrativa.

Para assegurar a transparência e lisura do processo, a SMS criou uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual, que fica responsável por todos os trâmites dos processos referentes às compras dos insumos necessários para o enfrentamento da covid-19.

Leitos hospitalares

A disponibilização de leitos também é outra vertente em que a SMS vem trabalhando. Da quantidade contratualizada pelo Município, 224 leitos, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínicos, foram direcionados para o tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Mais leitos de UTI que serão voltados para Covid-19 estão em processo de habilitação no Ministério da Saúde.

A utilização desses leitos pode ser solicitadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes e do Trapiche, pelo Hospital Geral do Estado (HGE), Unidades Básicas de Saúde do município e Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do telefone 3312-5458 onde devem ser informados o nome e idade do paciente, Cartão SUS (na ausência de RG ou CPF) e cenário de transmissão.

Os leitos já habilitados são:

Hospital Sanatório: UTI Adulto (6) e Clínico (24)

Santa Casa de Maceió: UTI Adulto (6) e Clinico (30)

Hospital Nossa Senhora da Guia: Clínico (20)

Hospital Vida: UTI Adulto (8) e Clínico (20)

Hospital Universitário: UTI Adulto (8) e Clínico (20)

Hospital Veredas: UTI Adulto (22) e Clínico (28)

Hospital Médico Cirúrgico: Clínico (20)

Hospital Ortopédico: Clínico (12)

Serviços foram adaptados

Durante a pandemia, alguns serviços precisaram ser adaptados para que o usuários não fosse desassistido. Este é o caso da Gerência de Atenção Psicossocial, que suspendeu as atividades e oficinas terapêuticas coletivas, mas deu continuidade aos atendimentos individuais, passando a adotar outras formas de manter o contato com os usuários dos cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município.

Os atendimentos virtuais aos pacientes e suas famílias têm ajudado a diminuir a distância entre os profissionais das unidades e usuários, que se sentem acolhidos mesmo diante da mudança de rotina.

Outro serviço importante da SMS que tem intensificado as ações junto ao um público bastante vulnerável neste momento é o Consultório na Rua. Além da assistência diária à população em situação de rua, os profissionais têm orientados os usuários sobre a doença e as formas de prevenção, entregado água com sabão, máscaras e álcool em gel, além do trabalho desenvolvido em dois abrigos que acolhem estas pessoas.

As equipes do Consultório também têm encaminhado os usuários para unidades de saúde, nos casos que apresentam sintomas gripais.

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