Bom Dia!, Quinta-Feira - 12 de Dezembro de 2019

 

Coro de escola brasileira ganha prêmio em Viena

O Globo / 12:31 - 21/07/2019


O plano era ousado — cantar Mozart na terra de Mozart —, mas deu certo. O coro juvenil São Vicente a Cappella, composto por alunos e ex-estudantes do Colégio São Vicente de Paulo , no Cosme Velho , conquistou o primeiro lugar no maior festival de música jovem de orquestras, coros e bandas do mundo, o Suma Cum Laude — International Youth Music Festival, realizado em Viena.

O grupo, que empatou na primeira posição com o coro KwaZulu-Natal Youth Choir, da África do Sul, ainda vai fazer mais três concertos na Áustria, antes de voltar para casa.

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco sobre o evento.

O caminho não foi fácil. Até apresentar “Ave verum corpus” e conquistar os jurados, o coral, com seus 37 integrantes, teve que se esforçar. Sem qualquer patrocínio, os jovens e a professora Patricia Costa, diretora do grupo, prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, além de feijoada, rifas e concertos com bilheteria, para conseguir viajar. As famílias dos estudantes também ajudaram, e o grupo conseguiu arrecadar o que precisava para custear passagens e hospedagem dos cantores, que só tinham uma experiência internacional no currículo, uma participação no Festival de Mendoza, em 2013, na Argentina.

Para viabilizar a ida da comissão formada por 60 pessoas — sendo 37 do coral e 12 educadores musicais e regentes musicais que se engajaram de diversas partes do país, como Paraná e São Paulo, pagando do próprio bolso — eles fizeram um comitê junto com os pais e prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, além de feijoada, rifas, concertos com bilheteria, e investimento das próprias famílias dos alunos. Ao todo, eles conseguiram juntar em torno de R$ 500 mil.

As imagens do festival ainda não estão disponibilizadas no canal do evento, mas o vídeo abaixo dá uma ideia do trabalho do grupo.

 

 

 

Alyshia GomesAlyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização.
Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

 


Comentar usando