Coreografias, zine e muitas cores nas aulas de dança e ilustração no site do Itaú Cultural

As aulas online, voltadas para as crianças e famílias em confinamento de todo o país, seguem nesta semana.

Por Assessoria Itaú Cultural | Edição do dia 27 de maio de 2020
Categoria: Cultura | Tags:


As atividades para crianças no site e na página no YouTube do Itaú Cultural seguem agitando o recolhimento das famílias. Nesta semana acontecem as aulas de dança, com o coreógrafo Renato Cruz e a educadora e pesquisadora Flora Gussonato – ele na quarta-feira, dia 27; ela no domingo, 31. As classes de ilustração, com os professores e ilustradores profissionais Gabriela Gil e Augusto Figliaggi, são respectivamente no dia 26 (terça-feira) e 28 (quinta-feira). As postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h, em www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural. Elas fazem parte das atividades voltada para as crianças e suas famílias, desenvolvidas pela organização para este período de suspensão social.

Na quarta-feira, 27, Cruz lança um desafio especial na sequência técnica que tem desenvolvido e treina um pouco mais os passos aprendidos nas aulas anteriores, inserindo pequenas modificações. No final, com papel e caneta propõe aos participantes que desenhem a coreografia.  Em sua aula de domingo, 31, Flora propõe utilizar objetos de casa para treinar o equilíbrio. Ao encerrar, sintetiza e coloca em prática os conceitos de passo e coreografia na dança.

A terceira aula de ilustração de Gabriela, na terça-feira, 26, apresenta possibilidades de desenho em um zine, algo como um livreto, de papel vegetal. A temática envolve os animais que vivem no oceano. Na quinta-feira, 28, Figliaggi ensina a fazer os personagens criarem ainda mais vida e expressarem emoções por meio do uso das cores. Como produzir texturas, luz e sombra, cores análogas e complementares são as técnicas contempladas para ilustrar histórias de assombrações e outras figuras do folclore brasileiro.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Augusto Figliaggi é graduado em artes visuais e mestre em estudos de cultura contemporânea. Mescla sua carreira de ilustrador com a de contador de histórias. Em ilustração produz material para editoras diversas e produções autorais, além de se dedicar ao universo da publicidade. Entre o seu trabalho autoral estão os livros infantis Morto Vivo, feito junto de Cristian dos Santos, e O Pequeno Livro Amarelo, em parceria com Elaine Guarani, e as histórias em quadrinhos Paiaguá – Donos do Rio e O Legado do Mal Azar.

Flora Gussonato é artista, arte-educadora e pesquisadora. Mestre em artes da cena com habilitação em teatro, dança e performance, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é também bacharel em artes cênicas pela mesma instituição. Como formação complementar, possui pós-graduação em teoria psicanalítica, com prática clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, faz pós graduação em neurociência, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Educadora há 12 anos, tem experiência em diversos setores, lecionando e coordenando projetos em dança, teatro, consciência e expressão corporal para crianças, jovens e adultos desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, educação inclusiva, área social, formação técnica e universitária.

Gabriela Gil é ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Formada em artes visuais e pós-graduada em design gráfico, sua produção é focada em publicações ilustradas, divertidas e para todas as idades.

Renato Cruz é mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com graduação em dança. É coordenador de danças urbanas, na Escola Petite Danse, professor da Escola Livre de Dança da Maré, da Escola Parque, da Escola Eleva e da Universidade Estácio de Sá. Como diretor e coreógrafo da Companhia Híbrida de Danças Urbanas, ganhou prêmios como o Funarte, O Boticário e Iberescena. Suas peças já foram apresentadas por todo o Brasil e no exterior. É diretor artístico da Arena Híbrida Festival de Hip Hop e do projeto sociocultural Arte É o Melhor Remédio, que oferece oficinas gratuitas de dança na comunidade do morro do Turano, no Rio de Janeiro, além de apresentações em hospitais e escolas públicas da região.

SERVIÇO:

IC para crianças

Aulas de dança

Com Renato Cruz e Flora Gussonato

Dias 27 e 31 de maio (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h

Aulas de ilustração

Com Augusto Figliaggi e Gabriela Gil
Dia 26 e 28 de maio (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h

https://www.itaucultural.org.br/

https://www.youtube.com/user/itaucultural

Classificação: Livre

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br 
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de imprensa:
Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188  cristina.duran@conteudonet.com
Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773 mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292 roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997 vinicius.magalhaes@conteudonet.com 
No Itaú Cultural:
Larissa Correa: (11) 9 9722 1137 larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595  carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br 
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados