Coordenadora da Bancada de Alagoas confirma fornecimento de caminhões-pipa para 40 municípios do Estado

Tereza Nelma firmou compromisso com Ministério de Desenvolvimento Regional para que os recursos cheguem o mais rápido possível ao semiárido alagoano

Coordenadora da Bancada de Alagoas confirma fornecimento de caminhões-pipa para 40 municípios do Estado

Tereza Nelma firmou compromisso com Ministério de Desenvolvimento Regional para que os recursos cheguem o mais rápido possível ao semiárido alagoano

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 18 de março de 2021
Categoria: Alagoas, Notícias


A coordenadora da Bancada de Alagoas, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), confirmou o retorno das operações de caminhões-pipa para 40 municípios do semiárido de Alagoas com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas.

Na reunião virtual, com participação de membros da bancada e da Associação Municípios Alagoanos (AMA), a deputada solicitou agilidade nos procedimentos no Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) para que os municípios possam contar com os caminhões o mais rápido possível.

Na noite desta quarta-feira (17), o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que amplia a execução orçamentária provisória para o ano de 2021 – PLN nº 1, liberando recursos para o financiamento de políticas públicas, entre elas operações de caminhões-pipa da região do semiárido nordestino. A deputada Tereza Nelma quer, agora, celeridade na sanção presidencial do PLN para que os créditos sejam liberados, fazendo os caminhões voltarem à atividade e a água chegar aos 40 municípios, atendendo a mais de 16 mil habitantes da região.

No ano de 2020, foram repassados R$ 29 milhões para a operação com os caminhões-pipas. E, segundo o presidente da AMA, o prefeito do município de Cacimbinhas Hugo Wanderley, existe o clamor dos municípios do Nordeste para a volta dessa ação.

“Estamos em discussão com a Confederação Nacional dos Municípios e entidades do Nordeste para mobilizar, através de suas bancadas, e comover o ministro Rogério Marinho, para que possamos o quanto antes retornar essa operação”, disse.

O deputado Marx Beltrão, ex-coordenador da Bancada de Alagoas, também reforçou a importância da ação para os municípios. “Nesse momento, temos que fazer todo esforço possível para que a burocracia saia do meio do caminho, e tudo volte a acontecer o quanto antes”.

A líder da bancada alagoana fez apelo ao Secretário Alexandre para que a sanção seja realizada com urgência, ainda hoje, e que o ministro Rogério Marinho faça o repasse dos recursos para a operação. “Além da pandemia, o nosso povo de Alagoas corre risco de morrer de sede. A água é imprescindível para sobrevivência humana, e com a aprovação do PLN queremos resolver essa necessidade tão premente do povo alagoano e da região semiárida”, ressaltou a deputada.

De acordo com Alexandre Lucas, os procedimentos serão realizados da forma prioritária no MDR. “Vamos fazer com que todos os trâmites legais orçamentários sejam feitos de forma célere, para que essa água chegue ao povo nordestino o mais rápido possível. Vamos pedir urgência na sanção do PLN e na sua publicação”, confirmou. O secretário afirmou ainda que a equipe do Ministério está atenta ao assunto com extremo zelo, para resolver a emergência, com a liberação dos recursos e operacionalização dos caminhões-pipa.

Hugo Wanderley lembrou também que o clima da região não será dos melhores nesse período e agradeceu o empenho de todas na reunião. “Esse ano não tivemos trovoadas, tudo indica que teremos um ano seco, tudo aponta que será um ano muito difícil de chuvas e trovoadas. Então agradeço a disponibilidade do secretário, da deputada e da Bancada de Alagoas”, finalizou.

Como coordenadora da Bancada, Tereza Nelma informou que vai falar, ainda nesta quinta-feira com Ministério da Defesa e Comando do Exército de Alagoas para que todos estejam comprometidos com a reativação imediata dos caminhões-pipa e a água possa chegar à população de Alagoas.

“Fico feliz com a palavra dada pelo Secretário a toda a Bancada de Alagoas. Queremos que esses créditos sejam liberados o quanto antes, fazendo a água chegar efetivamente aos alagoanos que vivem com as dificuldades do semiárido. A bancada unida fortalece todas essas ações para o nosso povo. Água é vida e necessária ao povo, e essa operação dos caminhões-pipa é prioridades de vida para o semiárido”, destacou a parlamentar.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados