Conversa de Jornalista: especialistas debatem sobre fake news

Reconhecidos nacionalmente, Leonardo Sakamoto e Mário Rosa serão palestrantes. Evento chega à 9ª edição e será no Centro Universitário Tiradentes (Unit), nos dias 5 e 6 de novembro

Conversa de Jornalista: especialistas debatem sobre fake news

Reconhecidos nacionalmente, Leonardo Sakamoto e Mário Rosa serão palestrantes. Evento chega à 9ª edição e será no Centro Universitário Tiradentes (Unit), nos dias 5 e 6 de novembro

Por | Edição do dia 24 de outubro de 2018
Categoria: Comportamento, Notícias | Tags: ,,,


conversa

As notícias falsas se tornaram uma tendência da internet e vêm sendo discutidas cada vez mais. São potencializadas pelas redes sociais e não têm verificação. Por isso, a 9ª edição do Conversa de Jornalista se preocupou com o fenômeno e reúne em Maceió, nos dias 5 e 6 de novembro, especialistas do tema. O debate será no auditório II do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro da Cruz das Almas. As inscrições estão abertas no site da instituição.

O tema desta edição, inclusive, é “Fake News: a mentira que vende”. Jornalista e doutor em ciência política, Leonardo Sakamoto fará a primeira palestra do evento, com a temática “O combate à fake news como ferramenta para o desenvolvimento social”. Ele, que escreve no “Blog do Sakamoto” do portal de notícias UOL, também escreveu o livro “O que aprendi sendo xingado na Internet”, que estará à venda.

Além dele, o jornalista Mário Rosa, que já trabalhou em redações do Brasil, como a Revista Veja, TV Globo, Jornal do Brasil, O Globo e Globonews, será palestrante no segundo dia. Falando sobre “Dos virais aos memes: gerenciamento de crises na era digital”, Rosa passará um pouco da sua experiência como gerente de crise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Profissionais experientes no jornalismo investigativo alagoano, Milena Andrade, Carlos Nealdo e Fátima Almeida foram convidados para compor uma mesa redonda e abrir o segundo dia do evento. Eles debaterão sobre a perspectiva local da checagem de fatos em produção de notícias.

Os dois dias da 9ª edição serão apresentados pelos jornalistas Nathália Lopes e Bruno Protásio, respectivamente. Este ano, o evento também faz parte da programação da Semana de Pesquisa (Sempesq) 2018. As vagas são limitadas e custam R$ 45,00 para alunos Unit e R$ 50 para visitantes.

Para garantir seu lugar, basta clicar no link (https://wwws.fits.edu.br/Portal/OutrosServicos.jsp), procurar o nome “6ª Semana de Pesquisa – SEMPESq – ‘Ciência para Redução de Desigualdades’” e se inscrever.

Programação

05/11 – segunda-feira

19h: abertura com a jornalista Nathália Lopes.

19h30: Palestra “O combate à fake news como ferramenta para o desenvolvimento social” com o cientista político Leonardo Sakamoto.

 06/11 – terça-feira

18h: abertura com o jornalista Bruno Protásio.

18h20: mesa redonda “Checagem de fatos em produção de notícias: uma perspectiva local” com os jornalistas Milena Andrade, Carlos Nealdo e Fátima Almeida.

19h50: intervalo.

20h10: palestra “Dos virais aos memes: gerenciamento de crises na era digital” com o jornalista Mário Rosa.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados