Consumo de livros sobre autoajuda cresce 51% em 2021

Levantamento feito pelo Clube de Autores apontou que os leitores estão buscando cada vez mais conhecimento e autocuidado

Consumo de livros sobre autoajuda cresce 51% em 2021

Levantamento feito pelo Clube de Autores apontou que os leitores estão buscando cada vez mais conhecimento e autocuidado

Por Assessoria | Edição do dia 28 de setembro de 2021
Categoria: Brasil | Tags: ,,


Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, registrou um aumento de 51% na procura de obras literárias de autoajuda no período de janeiro a agosto de 2021. O levantamento realizado neste mês ainda mostrou que esse interesse já vinha aumentando desde 2020, quando  o crescimento na busca por esses títulos durante o ano foi de 95% comparado com 2019.

Os dados refletem como a preocupação dos brasileiros em compreender e descobrir novas maneiras de cuidar do seu emocional vem ganhando cada vez mais importância. Se antes era quase um tabu falar sobre doenças mentais, campanhas como a do “Setembro Amarelo”, para prevenção ao suicídio, e até a própria pandemia, corroboraram para que assuntos relacionados à saúde mental ganhassem espaço nos canais de comunicação e mais pessoas passaram a compartilhar informações. No mercado de literatura não foi diferente: a publicação de livros com conteúdos relacionados à autoajuda também teve um aumento em 79% em 2020, comparando com o ano anterior.

A autoajuda literária oferece reflexões importantes e mecanismos para que o leitor possa colocar em prática mudanças em sua vida. Além deles, livros sobre outros assuntos também têm um papel fundamental para manter uma boa saúde mental. Segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, uma leitura de seis minutos é o suficiente para diminuir 68% dos níveis de estresse.

“Ler é uma das atividades mais importantes que o indivíduo pode ter, principalmente em momentos conturbados e de estresse. Adquirir novos conhecimentos e aprender formas de cuidar da nossa saúde mental é essencial em nossas vidas. Este aumento que notamos em nossas vendas e publicações, principalmente nas obras sobre autoajuda, reforça a preocupação que as pessoas e autores estão tendo com o tema”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

O consumo de livros, em geral, vem crescendo no Brasil. No primeiro semestre de 2021 foram 28 milhões de exemplares vendidos, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. O Clube de Autores também registrou um aumento de 70% em suas vendas.

Sobre o Clube de Autores

Foto: Divulgação

Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados