Construções ilegais ameaçam Horto Florestal

A área de preservação ambiental é a terceira maior reserva de Pau-Brasil do Nordeste

Construções ilegais ameaçam Horto Florestal

A área de preservação ambiental é a terceira maior reserva de Pau-Brasil do Nordeste

Por | Edição do dia 3 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,


Ascom Semas

Ascom Semas

Nesta terça-feira (3) a secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Rosa Tenório, recebeu o Superintendente do Ibama em Alagoas, Mário Daniel Sarmento de Moraes, para tratar de denúncia de invasão por construções irregulares no entorno do Horto Florestal, no bairro de Gruta de Lourdes. A reunião foi acompanhada pelo secretário Adjunto de Meio Ambiente, José Roberto Fonseca, e fiscais técnicos das áreas de obras e de meio ambiente.

O superintendente fez um relato da situação informando a preocupação de que as invasões coloquem em risco a biodiversidade da área de floresta, que abriga desde 2018 o Parque do Horto, com área para visitação e lazer. O Horto Florestal é uma Área de Preservação Permanente (APP) instituída por meio do Decreto Federal 1.709 de 20 de novembro de 1995, sendo a terceira maior reserva da espécie Pau-Brasil, com aproximadamente 7500 exemplares.

A secretária Rosa Tenório colocou o órgão à disposição para auxiliar num levantamento topográfico da área que aponte a extensão do problema e o raio de invasão. “Assim que este levantamento estiver concluído nossos fiscais irão a campo para notificar os responsáveis por construções ilegais e danos ao meio ambiente. Os infratores poderão ser multados pela Prefeitura e Ibama e terem seus imóveis demolidos”, assegurou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados