Conmebol define potes da Libertadores; veja quem os brasileiros podem pegar

Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG serão cabeças de chave

Conmebol define potes da Libertadores; veja quem os brasileiros podem pegar

Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG serão cabeças de chave

Por Uol | Edição do dia 18 de dezembro de 2021
Categoria: Esportes | Tags: ,,


A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (17) o seu ranking de clubes, que serve de base para a divisão dos participantes nos potes do sorteio das fases da Libertadores. A de grupos só ocorrerá em 23 de março, mas já é possível desenhar onde cada um dos brasileiros estará.

Foto: Reprodução.

Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG serão cabeças de chave. Os mineiros conseguiram passar Libertad (PAR) e Cerro Porteño (PAR) no ranking para ocupar essa posição. O clube paulista alcançou a segunda posição, passando não só o Grêmio, mas também o Boca Juniors, ficando apenas atrás do River Plate. Já o Flamengo é o quarto.

No pote 2 estarão o Corinthians e o Athletico-PR. Os paranaenses teriam pontos no ranking para ser cabeça de chave, à frente do Cerro Porteño, mas o regulamento da Libertadores coloca o campeão da Sul-Americana do ano anterior automaticamente no grupo 2, independentemente do ranking.

Corinthians e Athletico-PR poderão cair em qualquer grupo, desde que o cabeça de chave não seja brasileiro. Poderão enfrentar logo de cara, por exemplo, River Plate ou Boca Juniors.

Pelo regulamento, dois times do mesmo país não podem estar na mesma chave, a não ser que essas equipes venham das fases preliminares e sejam desconhecidas no momento do sorteio. Caso Fluminense e América-MG avancem aos grupos juntos, automaticamente vão para o pote 4 e um deles obrigatoriamente enfrentará um brasileiro, já que serão nove times do Brasil para dividir em oito chaves.

O vice-campeonato da Sul-Americana-2021 rendeu ao Red Bull Bragantino bons pontos no ranking e um lugar no pote 3. Já o Fortaleza ficará no pote 4 —- esses dois clubes também não poderão enfrentar brasileiros na fase de grupos. No caso do Bragantino há chance de pegar Fluminense ou América-MG, se esses avançarem juntos das fases preliminares.

Nesta segunda-feira (20), a Conmebol sorteará os confrontos das fases 1,2 e 3, popularmente chamadas no Brasil de “Pré-Libertadores”. O Fluminense estará no pote 1 da segunda fase, enquanto o América-MG no 2. O ranking da Conmebol tem uma pontuação complexa, que envolve resultados históricos na Libertadores, na Sul-Americana e na elite dos campeonatos nacionais de cada um dos dez países filiados.

Aqui uma projeção de como estará a divisão nos potes:

Pote 1 – Cabeças de chave

Palmeiras (Grupo A como atual campeão)

River Plate (ARG)

Boca Juniors (ARG)

Flamengo

Nacional (URU)

Peñarol (URU)

Atlético-MG

Cerro Porteño (PAR)

Pote 2

Athletico-PR (campeão da Sul-Americana)

Libertad (PAR)

Independiente Del Valle (EQU)

Universidad Católica (CHI)

Emelec (EQU)

Corinthians

Colo Colo (CHI)

Vélez Sarsfield (ARG)

Pote 3

Sporting Cristal

Deportivo Cali (COL) ou Millonarios (COL)*

Red Bull Bragantino

Deportivo Táchira (VEN)

Alianza Lima (PER)

Deportes Tolima (COL)

Cólon (ARG)

Caracas (VEN)

Pote 4 (com times vindo das fases preliminares)

Fortaleza

Talleres (ARG)

Always Ready (BOL)

Independiente Petrolero (BOL)

G1 (fase preliminar)

G2 (fase preliminar)

G3 (fase preliminar)

G4 (fase preliminar)

*Deportivo Cali e Millonarios disputam a última vaga colombiana na fase de grupos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados