Concurso FALLING WALL LAB BRAZIL de inovação

Concurso FALLING WALL LAB BRAZIL de inovação

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 27 de junho de 2021
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,


A queda do Muro de Berlim,  importante marco na história mundial,  serviu como inspiração para o surgimento do Falling Wall Conference.  Segundo seus organizadores, se este fato histórico significou  um novo momento pela liberdade e pela quebra de barreiras físicas e imaginárias na Alemanha e no mundo, as conferências significam a ânsia de buscar respostas para a seguinte questão: quais são as próximas paredes a cair na ciência e na sociedade?”

A cada ano, as instituições acadêmicas organizam os Laboratórios Falling Walls locais em uma competição que leva os melhores projetos de pesquisa, planos de negócio ou iniciativas sociais internacionais inovadoras ao concurso final, normalmente sediado em Berlim. Desde o ano passado, no entanto, mudanças foram incrementadas devido à pandemia; mas nada que retire a importância do evento. 

No Brasil, o Falling Wall Lab está situado em São Paulo, e já está recebendo inscrições para o concurso. Estudantes, empresários, pesquisadores em início de carreira e acadêmicos de todas as disciplinas podem participar. Para tanto, devem apresentar sua ideia em apenas 3 minutos, apresentando uma inovação que cria um impacto positivo na ciência e na sociedade. Os ganhadores defenderão seus projetos no concurso global em 09 de novembro, durante a conferência.

Jonas Cunha da Silva, estudante do curso de engenharia de bioprocessos da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentou como proposta um bioplástico líquido, feito a partir de cascas de frutas, que funciona como uma película protetora, prolongando a vida útil de alimentos. Com este projeto, além de propor uma forma de  diminuir o desperdício na cadeia agrícola e de alimentação, Jonas foi eleito o inovador de 2020.

O Falling Wall Lab Brazil é um concurso da instituição alemã Falling Walls Foundation organizado pelo DWIH São Paulo, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Externas da Alemanha,  a EURAXESS Brasil e a Inova Unicamp. Para obter mais informações e apresentar candidatura, visite o site do evento

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO E OUTRAS OPORTUNIDADES  NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.

 

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados