‘Concertos da Juventude’ oferece aulas gratuitas de música

‘Concertos da Juventude’ oferece aulas gratuitas de música

Por | Edição do dia 9 de junho de 2016
Categoria: Cultura | Tags: ,,,


O projeto Orquestra Jovem do Estado de Alagoas lançou uma série de intervenções musicais da Camerata Pró-Música de Alagoas. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

Com peças da música popular brasileira no contexto de uma abordagem clássica, os músicos da Camerata percorreram as ruas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), atraindo a atenção de centenas de jovens. A intenção foi divulgar as inscrições do projeto, que oferecerá aulas gratuitas de música no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

As aulas são destinadas a toda a comunidade, mas com foco nos alunos da rede estadual de ensino. As inscrições serão feitas a partir da segunda-feira (13), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, das 9h ao meio dia.

Muitos alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com os instrumentos durante a intervenção. Um bom exemplo é o caso de Lázaro Henrique da Silva, estudante do 3º ano do ensino médio, da Escola Moreira e Silva. “Eu sempre gostei de música, minhas tias ouviam muita música clássica, mas não entendiam, só gostavam. Procurei me informar um pouco mais, mas tocar mesmo era uma coisa que só ficava na minha imaginação. Sempre tive vontade, mas não tinha condições, hoje tive a oportunidade”, afirmou Lázaro Henrique. O estudante contou ainda que conhece a orquestra, e acompanha o trabalho e as apresentações dos músicos. Quando questionado sobre seus instrumentos preferidos, ele confessa: “Violino, violoncelo e piano”. Lázaro aprova o projeto Orquestra Jovem e garante que vai participar.

O projeto

O projeto Orquestra Jovem do Estado de Alagoas nasceu de um convênio entre IZP e Seduc, que visa ampliar o trabalho realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas com alunos da rede pública de ensino. Com diversos projetos de formação de público e difusão de arte e cultura entre o alunado do Cepa, o Espaço Linda mostrou-se como o núcleo ideal para o desenvolvimento de um projeto que pudesse integrar a escola e a comunidade, por meio da música clássica.

Regido pelo maestro Max de Carvalho, o projeto oferecerá aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, canto coral e musicalização, por meio de flauta-doce, com a meta de formar uma orquestra permanente.

Serviço

Projeto Orquestra Jovem do Estado de Alagoas

Inscrições: a partir de segunda (13 de junho), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas (IZP)

Gratuita para alunos da rede estadual de ensino e comunidade em geral

Mais informações: 3315-9955/ 3315-9927

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados