Bom Dia!, Domingo - 19 de Maio de 2019

 

Comunidade do Santos Dumont participa de Feira de Serviços

Assessoria / 1:49 - 14/05/2019


A comunidade do Santos Dumont recebeu nesta terça-feira (14), na sede do Cras Santos Dumont, a feira de serviços da Prefeitura de Maceió. Durante toda a manhã, a população pôde tirar dúvidas sobre CadÚnico, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, além de um atendimento personalizado para mulheres vítimas de violência.

Além do atendimento oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), também estavam envolvidos na ação as secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (SMS), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), além da Superintendência Municipal de de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Procon Maceió e a Universidade Tiradentes (Unit).

Sônia Maria dos Santos, moradora da região, foi até a feira para fazer sua carteira de trabalho e aproveitou os outros serviços oferecidos. “Eu soube da feira e resolvi vir para tirar minha carteira de trabalho, aproveitei para fazer o teste rápido de HIV, verificar como está minha pressão e tirar umas dúvidas sobre o CadÚnico”, contou.

Mariana Costa, professora da Unit, explicou a atuação da Universidade na feira itinerante. “Estamos participando da feira para levar à população informações sobre saúde bucal, o autoexame do câncer de boca, informações sobre prótese dentária e outras informações úteis para a saúde bucal”, explicou.

Segundo a coordenadora das ações Daniela Lamenha, ofertar serviços de forma integrada a população é o maior objetivo da feira. “Iniciamos esse trabalho somente com os serviços oferecidos pela Semas, mas depois de um tempo enxergamos as outras demandas das comunidades, então procuramos parceria com outras secretarias para agirmos de forma integrada”, disse ela.

Ainda segundo a coordenadora, a Feira de Serviços continuará de forma itinerante. “Queremos levar a ação para toda a cidade. A cada semana estaremos em um bairro central, em pontos de apoio como os Cras, mas também estamos abertos a chamados de outras instituições privadas e sociedade civil em geral”, resumiu.

“Temos a necessidade de aproximar ainda mais a Prefeitura de Maceió da população. A feira surge com essa ideia, levando informações e serviços integrados, assim nós temos acesso as principais dificuldades sociais de cada bairro”, disse Marcelo Palmeira, vice-prefeito e secretário municipal de assistência social.

Veja baixo os serviços oferecidos:

Atendimento ao público do BPC, Bolsa Família e Cadastro Único;

Biblioteca volante Estação Saber;

Atendimento sobre escolas e o programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja);

Testes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);

Aferição de pressão, glicose e orientações sobre saúde bucal;

Oficina de reaproveitamento de materiais reciclados;

Agendamento de Carteira de Trabalho e Cadastro de Currículo;

Cadastro de currículos de pessoas com deficiência;

Atendimento com informações jurídicas e registro de reclamações no Procon Maceió;

Atividades lúdicas para crianças;


Comentar usando