Comprar na Black Friday: saiba como se proteger

Consumo consciente pode proteger o cidadão de emboscadas

Por | Edição do dia 27 de novembro de 2015
Categoria: Alagoas, Artigos, Notícias | Tags: ,,


black_friday

Dicas de se proteger na Black Friday (Foto: reprodução internet)

A sexta-feira da Black Friday, evento recente no Brasil, já é tradicionalmente conhecida. Toda última sexta-feira do mês de novembro – nesse ano ocorre no dia 27 – lojas de diversos departamentos oferece uma gama de produtos com descontos.

Mas para poder comprar de forma consciente e se proteger do imediatismo que as promoções oferecem, o consumidor precisa avaliar bem os locais e que descontos estão sendo oferecidos pelos estabelecimentos ou marcas, principalmente para quem compra através do e-commerce.

Para isso, enumeramos alguns cuidados que você pode tomar, antes de realizar as compras:

Pesquise o produto antes de comprar: não adianta comprar o primeiro produto que está sendo oferecido. É interessante que uma prévia pesquisa de preços e locais seja feita, evitando assim, a compra do mesmo produto, mas com um preço maior.

Tenha foco: uma pergunta muito simples pode ajudar antes de qualquer compra: “eu realmente preciso desse item?”.

Cuidado com as ofertas: sem pesquisar direito, o consumidor pode se entregar a ofertas falsas. Por exemplo, muitas vezes nos supermercados, cartazes divulgam bons produtos por preços pequenos, sendo colocados com uma fonte maior. Mas, lá no final e cantinho do cartaz, eles colocam: R$ 29,99 em 12X no cartão. Cuidado!

Compras no e-commerce: se o consumidor deseja realizar compras nos sites de suas marcas preferidas, é importante verificar se o site é realmente oficial, para não em golpes de sites falsos.

Loja desconhecida: vai realizar compras em uma loja que você não conhece muito bem? Pesquise. Procure através de várias fontes (telefone, e-mail, sites, amigos, consultorias) entender como a loja funciona.

Ainda sobre compras online: antes de tudo, tenha um navegador confiável, verifique sua conexão segura e se o antivírus está atualizado.

Nota fiscal online: sites e e-mails maliciosos costumam abrir durante algumas compras ou transações realizadas na internet. Verifique cuidadosamente se a janela recém-aberta realmente faz parte da compra.

Descontos imperdíveis: muitas empresas costumam oferecer descontos de até 80%, mas o que o consumidor muitas vezes não sabe, é que estas mesmas empresas aumentam o valor produto antes de anunciar o “descontaço”. Então, mais uma vez, certifique se o novo preço é realmente considerável ou se não passa de uma farsa.

E por fim: nunca ofereça informações sigilosas de cartões de crédito ou sua identidade pessoal para sites não confiáveis.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados