Boa Noite!, Quarta-Feira - 13 de Novembro de 2019

 

Como financiar uma pós-graduação na Suíça?

Alyshia Gomes / 11:04 - 31/03/2019

Programas de bolsas de estudo são publicados anualmente e permitem a experiência acadêmica com qualidade suíça


Semana passada, eu trouxe informações sobre as Instituições de Ensino Superior suíças. Na oportunidade, mostrei a constante busca pela excelência que, como não deve ser surpresa para ninguém, exige um alto custo. Chegamos, então, a um item que, normalmente, assusta o interessado em estudar fora.

Pois bem, é possível, sim, tornar este sonho economicamente viável. Existem diversos programas de bolsas de estudos que custeiam a estadia e/ou as taxas de matrícula e passo a  destacar alguns.

Inicio com Swiss Government Excellence Scholarship, lançado anualmente. Seu objetivo é promover intercâmbios internacionais e cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países. Para isso, subdivide-se, atualmente, em três categorias de bolsa: (1) PhD Scholarships, (2) Research Fellowship e (3) Postdoctoral Scholarships. Por ter sido bolsista da Confederação através deste programa, posso testemunhar que se trata de um excelente programa.

A Escola Politécnica de Zurich (ETH) também lança chamadas para programas de bolsa anualmente. Pontuo duas oportunidades para os interessados em programas de Master. O primeiro, Scholarship & Opportunity Program (ESOP), consiste em um subsídio de CHF 11´000  por semestre, bem como a isenção de matrícula. Já o Programa Master Scholarship (MSP) prevê, basicamente, o custeio das despesas de moradia e estudos no valor de CHF 6´000 por semestre e a isenção das taxas do programa. No entanto, outros benefícios podem ser concedidos, a depender da situação do aluno.

Indo para o Cantão do Vaud, destaco os programas de bolsa de excelência da Universidade de Lausanne, concedidas, exclusivamente, para estudantes que se formam em uma universidade estrangeira e cujos resultados acadêmicos são altos. Os selecionados deverão completar os estudos na duração mínima do programa escolhido e receberão um auxílio mensal  no valor de CHF 1´600.

Finalizo com as informações sobre um programa que ainda está permitindo inscrições para 2019: bolsa de estudos para Escola Politécnica de Lausanne. A instituição está classificada em 35º lugar pelo The Times Higher Education World University (2019) e 22º pelo QS World University Rankings (2019), e está sempre em busca de candidatos com grande potencial. Por isso, oferece um número limitado de bolsas de mestrado para estudantes com resultados acadêmicos excepcionais.

O bolsista da EPFL receberá um montante de CHF 16.000 por ano acadêmico, dividido em pagamentos mensais, mas será responsável pelo pagamento da acomodação, taxa de matrícula e taxas de visto.

A boa notícia é que qualquer pessoa que se candidate a um programa de mestrado na EPFL é elegível para a bolsa de estudos. Para tanto, é necessário marcar a opção no formulário de inscrição, indicando que seu perfil também deve ser considerado para uma bolsa de estudo de excelência. A seleção de candidatos e a concessão de bolsas são feitas exclusivamente com base na avaliação dos resultados acadêmicos dos candidatos. Inscrições estão abertas até dia 15 de abril.

Claro que estas não são as únicas oportunidades de bolsa de estudo na Suíça. Ainda dedicarei este espaço para muitas outras. No entanto, chamo atenção para  um elemento importante e presente em todas elas. Todos os programas estão interessados em beneficiar candidatos considerados de excelência, o que exige preparação. Que tal, então, começar na construção deste perfil imediatamente?  

Quer enviar comentários, questões ou sugestões? Você pode entrar em contato através do e-mail alyshiagomes.ri@gmail.com.

CONFIRA OUTRAS DICAS COMO ESTA NA COLUNA ESTUDAR LÁ FORA, EM O DIA ALAGOAS, JÁ NAS BANCAS.

Alyshia Gomes

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização.

Comentar usando