Boa Tarde!, Sexta-Feira - 23 de Agosto de 2019

 

Como estudar no Japão sem saber japonês

Alyshia Gomes / 10:14 - 21/10/2018

As universidades japonesas estão, cada vez mais, oferecendo programas acadêmicos em inglês.


Quem estuda música sabe que a mesma é conceituada como forma de arte ou prática cultural produzida através da combinação de sons e silêncio. Diante de alguns acontecimentos que incluem um período de luto, tive que silenciar nossa coluna por algumas semanas. Volto a emitir sons com objetivo de provocar estímulos capazes de te transportar, exatamente como faz a música.

Lendo alguns artigos sobre Educação Internacional, encontrei uma informação empolgante: as universidades japonesas estão, cada vez mais, oferecendo programas acadêmicos em inglês. De cursos de verão de curta duração a programas de graduação completos ministrados em inglês. Da pesquisa em universidades importantes no cenário mundial à sala de aula  seja em uma metrópole agitada ou em um refúgio rural no Programa JET.

Para divulgar estas informações, está sendo organizada a 8ª edição da “Experience Japan Exibition”, sob a coordenação da KEIO University. O evento acontecerá em Londres e contará com a participação de unversidades como,  por exemplo:

  • Chuo University, instituição privada fundada em 1885 e altamente reconhecida no país pelos seus centros de pesquisa
  • Digital Hollywood Universisty, especializada em cinema, animação e design de videogames e oferece programas de graduação em seis áreas básicas de estudo – Anime, CG, Cinema, Web, Design Gráfico e Programação de TI
  • Kyoto University, uma das mais prestigiadas unversidades cinco ganhadores do prêmio Nobel e dois ganhadores da medalha Fields
  • Osaka University, instituição imperial reconhecida pela excelência em ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de tecnologia. Aqui esstá uma excelente dica para quem sonha em trabalhar com a construção de robôs
  • Tokyo Univeristy, a mais prestigiada do Japão e 42ª melhor universidade do mundo pela The World University Rankings.

A programação inclui (a) palestras sobre os vários programas abertos a estudantes internacionais, bem como (c) conselhos práticos sobre taxas e bolsas de estudo, (d) JET Programme que, segudo o Consulado do Japão em São Paulo, trata-se da “abreviatura do Programa Japonês de Intercâmbio e Ensino (The Japan Exchange and Teaching Programme) no qual jovens estrangeiros são convidados a atuar nas representações dos governos locais com o intuito de promover o enriquecimento do ensino das línguas estrangeiras”, dentre outros temas importantes.

Infelizmente o encontro não acontecerá no Brasil. No entanto, se você está interessado poderá  acompanhar todas as informações através da fanpage @keioglobal. Acompanhe, assista os vídeos no site do evento! Espero que estas informações estejam soando como estímulos confortáveis e que sejam “música para teus olhos”.

Agora é contigo! Não se esqueça que você pode enviar comentários, sugestões, perguntas através do mail alyhsiagomes.ri@gmail.com. Até a próxima!!!!

 

*************

QUE TAL RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDOS NO EXTERIOR?

Research Grants Council (RGC) de Hong Kong oferece PhD Fellowship Scheme  (HKPFS) para estudantes internacionais em Hong Kong. Mais de 250 bolsas de doutorado serão concedidas por um período de até três anos no ano letivo de 2019/2020.

O Research Grants Council (RGC), criado em 1991, opera sob a égide do University Grants Committee (UGC) e funciona como um órgão consultivo em assuntos de pesquisa dentro da estrutura organizacional do Comitê.

Para candidatos de universidades que não falam inglês são obrigados a anexar resultados de pontuação do TOEFL ou IELTS em seus pedidos de doutorado às universidades interessadas.

As bolsas serão concedidas para os interessados em qualquer um dos cursos oferecidos pela City University of Hong Kong, Hong Kong Baptist University, Lingnan University, The Chinese University of Hong Kong, The Hong Kong Institute of Education, The Hong Kong Polytechnic University, The Hong Kong University of Science and Technology e The University of Hong Kong.

O prazo vai até 1º de dezembro de 2018. Para maiaores informações, visite o site .

 

VOCÊ ENCONTRARÁ MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL  E DICAS DE BOLSAS DE ESTUDOS NA COLUNA ESTUDAR LÁ FORA, EM O DIA ALAGOAS, JÁ NAS BANCAS!


Comentar usando