Boa Noite!, Terça-Feira - 26 de Março de 2019

 

Common App: ferramenta imprescindível para quem quer estudar nos EUA

Alyshia Gomes / 8:53 - 26/11/2018


Para aqueles que estão preparando suas candidaturas para um programa de graduação nos EUA, o final do ano significa também final de prazo chegando. Por isso, o texto da semana tratará de uma ferramenta muitas vezes imprescindível para os candidatos: Common Application. Você conhece?

Trata-se de um sistema online por onde candidatos a um programa de graduação podem enviar seus dossiês. O sistema é  utilizado por mais de 750 universidades, incluindo algumas fora do território norte-americano. Ele facilita a vida dos candidatos pois o envio pode ser feito para diversas universidades ao mesmo tempo. Assim, os candidatos só precisam preencher as informações que a maioria das escolas exige como nome, endereço, dados dos pais e atividades extracurriculares, uma única vez.

Apesar de ter sido criado com o intuito de facilitar a vida dos estudantes e de seus pais, algumas dúvidas na utilização do sistema podem levar o candidato a prejuízo. Por isso, Briana Boyington, do U.S. News, publicou, recentemente, uma espécie de manual de utilização.

Por aqui, chamo atenção para o elemento que considero mais importante: tempo. Afinal de contas, os candidatos devem trabalhar em suas candidaturas por um certo período, se quiserem finalizá-las com sucesso. O artigo indica que o tempo de trabalho é de, pelo menos, seis semanas, se considerarmos os formulários a serem preenchidos e o envio de alguns documentos importantes como, por exemplo, cartas de recomendação.Esperar até as 23h59 do dia 1º de janeiro para finalizar a candidatura é muito arriscado.” Não corra riscos!

Iniciar o mais cedo possível também permitirá que o candidato revise seu dossiê antes do envio. Neste caso, os interessados também podem nomear consultores que podem ter acesso a partes da aplicação e, assim, ajudar na revisão.

Lógico que essas não são as únicas dicas. Continuaremos escrevendo sobre o tema em edições posteriores. Acompanhe nossa coluna e participe enviando sugestões, perguntas e comentários para alyshiagomes.ri@gmail.com. Até a próxima!


Comentar usando