Comerciantes recebem orientação sobre retomada de atividades em Maceió
Com o avanço para a fase amarela, nesta segunda-feira (20) serviços serão reabertos
Comerciantes recebem orientação sobre retomada de atividades em Maceió
Com o avanço para a fase amarela, nesta segunda-feira (20) serviços serão reabertos
Por Assessoria | Edição do dia 18 de julho de 2020
Categoria: Maceió, Notícias
Com o avanço para a fase amarela, de risco moderado, mais atividades não essenciais poderão ser retomadas em Maceió a partir de segunda-feira (20). Órgãos municipais acompanharão como comerciantes e permissionários da orla vão atuar nesse período para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Alagoas tem, oficialmente, 1.365 mortes e se aproxima de 50 mil casos confirmados de Covid-19.
O Decreto Municipal nº 8.918 publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município da última quinta-feira (16) traz detalhes sobre a abertura e ampliação de serviços.
Na orla marítima, segundo a Prefeitura de Maceió, estarão autorizadas atividades comerciais como bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes, food trucks, feiras e mercados de artesanato, assim como o comércio ambulante, permissionários e prestadores de serviço. Nessa sexta-feira(17), a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) reuniu representantes destes segmentos para orientações sobre o protocolo sanitário estabelecido para a fase amarela.
José Correia Lima da Silva, presidente da Associação da Feirinha de Artesanato da Pajuçara, acredita que esse momento de reabertura é uma oportunidade de recomeçar. “Lógico que a gente vai precisar da colaboração das pessoas para avançar cada vez mais e vencer esse vírus, essa pandemia que está no mundo todo. Vamos adotar um cliente por cada box, uso de máscaras para os permissionários e para nossos clientes, e também verificar a temperatura de todos. Vamos fechar as várias entradas e deixar uma entrada e uma saída separadas e quem não tiver de acordo com as normas, não vai poder entrar na feira e nem comprar os nossos produtos”, afirma.
O titular da Semscs, Enio Bolivar, explicou que foi firmado o compromisso dos ambulantes e permissionários para higienização dos próprios materiais. “Eles se comprometeram a colaborar mantendo o distanciamento e como propagadores das boas práticas de higiene, fazendo com que o decreto seja obedecido. Foi realizado um trabalho educativo com a apresentação do protocolo e o esclarecimento das dúvidas. Na segunda-feira, nossas equipes vão estar na orla para tirar dúvidas que possam surgir no local e dar instrução sobre a montagem dos equipamentos, vai ser um ensaio, uma vez que a montagem será diária e feita por eles mesmos, então precisarão se adaptar a essa nova rotina”, destaca.